twitter

Braga: Criadores da "luva inteligente que deteta cancro" na lista de jovens promessas da Forbes

Braga: Criadores da "luva inteligente que deteta cancro" na lista de jovens promessas da Forbes
Fotografia Forbes

Redação

Publicado em 06 de julho de 2024, às 16:39

Dispositivo pode estar no mercado português em 2026

Os jovens Francisco Nogueira e Frederico Stock, de 30 e 29 anos, respetivamente, fundadores da Glooma, empresa de Braga, estão na famosa lista 30 Under 30 da Forbes, que destaca personalidades do país com menos de 30 anos.

Os amigos são os responsáveis pela criação de uma luva sensorial, com tecnologia de Inteligência Artificial, que permite fazer a deteção precoce do cancro de mama.

“Francisco Nogueira e Frederico Stock são os fundadores da startup que pretende revolucionar o controlo da saúde mamária: a Glooma”, diz a descrição da Forbes. 

“Trata-se de um dispositivo médico, doméstico e portátil, que deteta e monitoriza anomalias na textura do tecido mamário, ao combinar sensores de pressão e inteligência artificial. Este dispositivo alerta a utilizadora sempre que houver uma alteração na sua textura mamária e contribui, assim, para a deteção precoce do cancro da mama. Os fundadores estimam uma faturação de 750 mil euros em 2024”, conclui.

Esta semana, em entrevista ao Eco, Frederico Stock admitiu que a entrada no mercado norte-americano está próxima, dependendo da aprovação do Food and Drug Administration (FDS). A empresa pretende comercializar as luvas em Portugal e na Europa em 2026.

Outro nome ligado à ciência minhota na lista é o de Carlos Guimarães, do Instituto I3B’s, da Universidade do Minho. 

A revista apontou o investigador natural de Guimarães “pelas suas contribuições significativas, no âmbito dos trabalhos do Grupo 3B´s, para a criação de modelos complexos e miniaturizados de tecidos humanos, saudáveis ou doentes”.

A lista completa da Forbes conta com nomes em diversas áreas, e jovens como António Silva, Fernando Daniel, Ângela Costa, Constança Santos Silva, Hélder Tavares e Bárbara Oliveira foram selecionados.