Cerca de 25 artistas de rua vão animar o centro da cidade, este fim de semana, dias 29 e 30 de junho, no âmbito da 8.ª edição do Encontro Internacional de Artistas e Tocadores de Rua, organizado pelo Fórum Bracarense, em parceria com a Associação Empresarial de Braga (AEB) e o município de Braga.
Neste evento, que surgiu depois de um tocador de rua ter sido impedido de atuar, no centro de Braga, por falta de licença, participam artistas a título individual ou em grupo, de vários pontos do país mas também além-fronteiras, sinal do crescimento do mesmo (na edição passada participaram 18). Para além de Portugal, estarão representados países como Brasil, França, Roménia, Honduras e Colômbia.
Os estilos são variados e ficam ao critério dos artistas, mas vão desde o pagode brasileiro ao rock. O Largo da Senhora-a-Branca, o Arco da Porta Nova, a Rua dos Chãos, a zona do Theatro Circo e Rua dos Capelistas são alguns dos pontos onde poderão ser encontrados estes artistas anónimos, entre as 10h00 e as 22h00.
Na apresentação desta iniciativa, José Manuel Ferreira, presidente da associação cívica Fórum Bracarense, destacou a importância da mesma na dinamização do centro de Braga, que «fica mais rica através da cultura», com contributos também para o comércio local, nomeadamente a restauração.
Também Rui Marques, diretor-geral da AEB, salientou iniciativas como este encontro internacional, que permitem «afirmar Braga como uma cidade em que está sempre algo a acontecer». «É importante para a cidade ter bons artistas nas salas de espetáculos, mas também é fundamental que quem passa pelas ruas possa ser surpreendido com manifestações culturais quase quase que espontâneas de vozes desconhecidas com talento», referiu.