A interpretação do hino de Braga e o lançamento do balão de ar quente na Praça do Município deram início oficial as festas de S. João de Braga este domingo de manhã.
Seguiu-se depois o tradicional desfile das bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, dos bombos, dos gigantones e cabeçudos, com as suas sonoridades tradicionais.
Em frente à bancada com as entidades oficiais, cada grupo recebeu no seu estandarte a fita da Associação de Festas do S. João de Braga, que atesta a sua participação nesta edição. Para o presidente da associação, Firmino Marques, ficou assim marcado o arranque «das festas da cidade, o orgulho de qualquer bracarense, de qualquer minhoto, de qualquer português e de qualquer cidadão do mundo». «O S. João, dentro de todos os santos que se festejam, é o santo mais inclusivo», acrescentou.
Para o presidente da Câmara de Braga, esta é a festa «mais identitária da cidade de Braga, aquela que tem mais que ver com a nossa história, com a nossa cultura, com aquilo que são as nossas tradições, a nossa música popular, os grupos etnográficos que se envolvem nesta celebração».
Este ano, salientou Ricardo Rio, «o S. Pedro foi muito amigo do S. João» permitindo que o tempo quente e o sol brilhasse sem nuvens, trazendo muitas pessoas às ruas.
Bombos, bandas e folclore marcaram abertura das festas de S. João
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 23 de junho de 2024, às 13:00