No próximo sábado, dia 22 de junho, às 21h00, os jardins do Instituto Monsenhor Airosa (IMA) vão encher-se de música e de público numa Noite de Fados Solidária, cuja receita reverterá inteiramente para o novo projeto do IMA, a Oficina IMA Artes, que visa promover a cultura e a inclusão através das artes das utentes institucionalizadas.
O evento foi hoje apresentado na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que subsidia e organiza a iniciativa em parceria com a Associação Cultural e Recreativa Fado com Arte.
O presidente da Junta de Freguesia, Luís Pedroso, recordou que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) vivem hoje momentos difíceis, devido aos escassos financiamentos e comparticipações do Estado, pelo que a autarquia local tem feito um esforço para ajudar.
Já o presidente da Associação Cultural e Recreativa Fado com Arte, Karter Mendes, prometeu «uma grande noite», que será abrilhantadas pelas vozes das fadistas Marisa da Luz e Teresa Baixo.
«Deixo aqui o apelo para que apareçam ao fado, que é Património da Humanidade, e ajudem esta instituição que bem merece», desafiou Karter Mendes.
O vice-presidente do IMA, Eduardo Coturela, agradeceu a Luís Pedroso o «estímulo e presença contínua no IMA» e a disponibilidade da Fado Com Arte para proporcionar uma noite aberta à comunidade que reverterá inteiramente para o projeto IMA Artes, que procura valorizar e potenciar a expressão artística das utentes, em particular da valência de lar .
«São muitos os desafios que a sociedade coloca a uma instituição como a nossa e cada vez mais intensos, e portanto cada uma destas iniciativas que a sociedade traga até nós são sempre bem-vindas pelo IMA», sustentou.
A diretora executiva do IMA, Marcela Dias, salientou que as 21 utentes do Lar Residencial são portadoras de deficiência intelectual e têm ali a sua única família. A instituição presta também apoio a 26 crianças na Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens e a dez idosos na sua Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).
«Levar às 21 utentes do lar a cultura, a arte e a educação é muito importante para nós. Para valorizar e empoderar estas jovens e estas meninas (como carinhosamente lhes chamamos), fomos de encontro àquilo de que elas gostam e as valoriza, e por isso criámos, no âmbito da nossa dimensão sociocultural, a Oficina IMA Artes, uma oficina inclusiva através da qual elas usam a trapologia, o artesanato e as artes plásticas para trabalhar as emoções e a forma como vêem a sociedade», avançou.
A noite de fados servirá para capacitar a oficina com materiais e espaços, além de fornecer formação às utentes desta oficina, que incluirá também sessões de dançaterapia.
Os bilhetes de ingresso podem ser adquiridos no dia, na própria instituição, e custarão “5 guitarras”, sendo ainda aceites donativos para apoiar o IMA.
A entrada pode ser efetuada pela Rua de S. Geraldo ou pela zona do paddle, possibilitando estacionamento a quem desejar.
A decoração está a ser preparada por utentes e funcionárias e para o dia do evento estará ainda preparada uma surpresa, que envolverá atuações de duas jovens que vivem na Casa de Acolhimento e que integram o Equilibrium Social Circus, do Projecto Homem.