twitter

Noite de fados solidária vai impulsionar novo projeto do Instituto Monsenhor Airosa

Noite de fados solidária vai impulsionar novo projeto do Instituto Monsenhor Airosa
Fotografia Avelino Lima

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 19 de junho de 2024, às 12:23

No próximo sábado, dia 22 de junho, às 21h00, nos jardins do IMA

No próximo sábado, dia 22 de junho, às 21h00, os jardins do Instituto Monsenhor Airosa (IMA) vão encher-se de música e de público numa Noite de Fados Solidária, cuja receita reverterá inteiramente para o novo projeto do IMA, a Oficina IMA Artes, que visa promover a cultura e a inclusão através das artes das utentes institucionalizadas.

O evento foi hoje apresentado na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que subsidia e organiza a iniciativa em parceria com a Associação Cultural e Recreativa Fado com Arte.

O presidente da Junta de Freguesia, Luís Pedroso, recordou que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) vivem hoje momentos difíceis, devido aos escassos financiamentos e comparticipações do Estado, pelo que a autarquia local tem feito um esforço para ajudar.

Já o presidente da Associação Cultural e Recreativa Fado com Arte, Karter Mendes, prometeu «uma grande noite», que será abrilhantadas pelas vozes das fadistas Marisa da Luz e Teresa Baixo.

«Deixo aqui o apelo para que apareçam ao fado, que é Património da Humanidade, e ajudem esta instituição que bem merece», desafiou Karter Mendes.

O vice-presidente do IMA, Eduardo Coturela,  agradeceu a Luís Pedroso o «estímulo e presença contínua no IMA» e a disponibilidade da Fado Com Arte para proporcionar uma noite aberta à comunidade que reverterá inteiramente para o projeto IMA Artes, que procura valorizar e potenciar a expressão artística das utentes, em particular da valência de lar .

«São muitos os desafios que a sociedade coloca a uma instituição como a nossa e cada vez mais intensos, e portanto cada uma destas iniciativas que a sociedade traga até nós são sempre bem-vindas pelo IMA», sustentou.

A diretora executiva do IMA, Marcela Dias, salientou que as 21 utentes do Lar Residencial são portadoras de deficiência intelectual e têm ali a sua única família. A instituição presta também apoio a 26 crianças na Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens e a dez idosos na sua Estrutura Residencial  para Pessoas Idosas (ERPI).

«Levar às 21 utentes do lar a cultura, a arte e a educação é muito importante para nós. Para valorizar e empoderar estas jovens e estas meninas (como carinhosamente lhes chamamos), fomos de encontro àquilo de que elas gostam e as valoriza, e por isso criámos, no âmbito da nossa dimensão sociocultural, a Oficina IMA Artes, uma oficina inclusiva através da qual elas usam a trapologia, o artesanato e as artes plásticas para trabalhar as emoções e a forma como vêem a sociedade», avançou.

A noite de fados servirá para capacitar a oficina com materiais e espaços, além de fornecer formação às utentes desta oficina, que incluirá também sessões de dançaterapia.

Os bilhetes de ingresso podem ser adquiridos no dia, na própria instituição, e custarão “5 guitarras”, sendo ainda aceites donativos para apoiar o IMA.

A entrada pode ser efetuada pela Rua de S. Geraldo ou pela zona do paddle, possibilitando estacionamento a quem desejar.

A decoração está a ser preparada por utentes e funcionárias e para o dia do evento estará ainda preparada uma surpresa, que envolverá atuações de duas jovens que vivem na Casa de Acolhimento e que integram o Equilibrium Social Circus, do Projecto Homem.