A AASVP - Associação de Assistência de S. Vicente de Paulo/Lar Residencial S. Vicente de Paulo celebrou em ambiente festivo o 35.º aniversário da sua fundação.
O Programa iniciou com a apresentação do n.º 20 do jornal da Associação, “O Vicente” - uma edição especial dedicada ao voluntariado-, ao que se seguiu a concelebração solene da Eucaristia, presidida pelo pároco da Sé, o cónego Manuel Joaquim Costa. No final, foram entregues diplomas de mérito e de gratidão aos associados, colaboradores e utentes com maior antiguidade da AASVP, e cartões de associados a todos os que acompanham esta Associação desde 1989.
Participaram no evento, que decorreu no dia 14 de junho, associados beneméritos, honorários e efetivos, bem como representantes da tutela, nomeadamente o diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira, acompanhado do diretor da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Braga, José Sá, e de Paula Cruz.
Estiveram também o presidente da União das Juntas das Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Luís Pedroso, que acompanha de perto a AASVP, e representantes de outras entidades civis e religiosas.
A festa culminou com um lanche convívio com todos os presentes e em que participaram também os residentes e seus familiares.
A AASVP, criada como Associação com Estatutos próprios e autónomos em 1989, teve as suas origens nos anos 60, através de um grupo de membros da Conferência de S. Vicente de Paulo dos Homens da freguesia da Sé, a partir da vontade e inspiração do filantropo Domingos Guimarães de Sá.
Atualmente, o Lar Residencial S. Vicente de Paulo apoia 30 residentes idosos na sua Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e 13 utentes em Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), tendo um «projeto ambicioso», já aprovado pelas entidades competentes, de ampliação das suas instalações atuais e de beneficiação de todo o edifício, para alargamento do Lar Residencial para 33 vagas, do SAD para 30 utentes e de reactivação do seu outrora Centro de Dia para apoio a 20 utentes.
O Lar de S. Vicente de Paulo, como é conhecido na cidade de Braga, conta com 25 colaboradores efetivos, um com Contrato Emprego-Inserção +, dois estagiários profissionais e seis profissionais superiores avençados em áreas técnicas especializadas.