twitter

Professor da UMinho é o melhor português no ranking mundial da área da Neurociência

Professor da UMinho é o melhor português no ranking mundial da área da Neurociência
Fotografia DR

Redação

Publicado em 13 de junho de 2024, às 20:42

Instituição tem ainda dois cientistas listados

Com 32.293 citações e 576 publicações, Nuno Sousa, da Universidade do Minho é o 646 no mundo e primeiro português na 3ª edição do ranking Research.com dos melhores cientistas na área da Neurociência.

Nuno Sousa, professor catedrático na Escola de Medicina da Universidade do Minho, é o melhor português na 3.ª edição do ranking Research.com dos melhores cientistas na área da Neurociência.

O médico neuro-radiologista é também professor visitante na Upstate Medical University, em Nova Iorque, além de diretor do Centro Clínico Académico- Braga, no Hospital de Braga e do Centro de Medicina Digital P5, e vice-presidente na Agência de Investigação Clínica e Inovação Médica.

Ainda na Universidade do Minho, Nuno Sousa é investigador no Domínio de Investigação em Neurociências no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS).

Com 32.293 citações e 576 publicações, o português é o 646.º no mundo. Também da Universidade do Minho, João José Cerqueira e Luísa Pinto são citados na lista, ocupando a 4905.ª e 7667.ª lugares no ranking mundial, respetivamente.

O ranking Research.com é considerado um dos melhores na área da Neurociência, elaborado com base em dados da OpenAlex e CrossRef, e construído a partir de métricas utilizando o D-index (Discipline H-index) para determinar as posições.

O ranking mundial na área da Neurociência é liderado pelos Estados Unidos, com um total de 3338 cientistas. A Alemanha ocupa o segundo lugar, com 687 referências e o Reino Unido, terceiro, com 625 cientistas.