O Município de Braga inaugurou hoje o Balcão Único (BU) da Energia, um espaço que vai funcionar no edifício do Pópulo, e que tem como grande objetivo apoiar e aconselhar os cidadãos nos domínios que se relacionam com a eficiência energética.
A partir agora os bracarenses, incluindo particulares, cooperativas de habitação e entidades gestoras de habitação, têm assim a possibilidade se dirigirem ao BU para pedir apoio em domínios como a melhoria do conforto térmico das suas casas, intervenções de reabilitação energética, energias renováveis, autoconsumo e comunidades de energia renovável.
O vereador do Ambiente, Altino Bessa, esclareceu que neste espaço, os cidadãos poderão ainda obter aconselhamento técnico acerca de assuntos específicos, como mudar de operador, escolher os melhores tarifários de energia e submeter candidaturas aos mecanismos financeiros disponíveis na área da eficiência energética e outros avisos do Fundo Ambiental, além de informação sobre como melhorar a eficiência energética da sua casa.
«Um dos nossos grandes objetivos é ajudar as pessoas a reduzir a factura de energia (electricidade e gás) e poupar dinheiro ao final do mês», referiu Altino Bessa, realçando que as estimativas avançadas pela estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050 apontam para a existência de 1,2 e 2,3 milhões de portugueses a viver em situação de pobreza energética moderada, ao passo que 660 a 740 mil pessoas encontram-se já numa situação de pobreza energética extrema.
Quem se deslocar ao Balcão Único do Município de Braga já tem à sua disposição a opção de atendimento no Balcão Único de Energia, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a AdEPorto -Agência de Energia do Porto; a Adene (Agência para a Energia); a Copérnico; a Deco e a AEB- Associação Empresarial de Braga, tendo os funcionários do Balcão Único recebido formação para prestar o melhor aconselhamento..
A pesquisa “Balcão Único de Energia”, na internet, remete para o site do Município de Braga, onde se encontram mais informações e respetivos links das entidades parceiras, que também fornecem aconselhamento sobre as boas práticas.
Num primeira fase o atendimento é realizado no Balcão Único, mas no caso de questões mais complexas pode ser efetuada marcação de atendimento mais especializado às quartas-feiras, através do email [email protected].
Os casos verdadeiramente complicados poderão ainda ser direcionados para a Agência de Energia do Porto.
«A ideia é não deixarmos o cidadão sem resposta e prestar um serviço público», afirmou Altino Bessa.
Mónica Leite e Maria José Cerqueira, do Balcão Único de Energia, reafirmaram a disponibilidade de todos os colaboradores, que foram devidamente formados, para ajudar quem precisa nas várias questões que dizem respeito à melhoria da sua casa e aumento do conforto técnico.
Por seu turno, Otávio Oliveira, da Divisão do Ambiente e Alterações Climáticas, vincou a importância do conforto térmico e de tornar as casas dos cidadãos mais eficientes, com medidas simples como a colocação de revestimentos exteriores, melhoramento de caixilharias e criação de isolamento adequado.