O Agrupamento de Escolas de Maximinos está a promover sessões de relaxamento com os alunos que enfrentam a época de exames que está a decorrer.
Trata-se de uma iniciativa levada acabo pela coordenadora do Programa de Educação para a Saúde, Ana Alves, com o objetivo de ajudar os estudantes a controlarem os momentos de stress e ansiedade inerentes a este momento do ano letivo, em que o que está em causa é a definição do seu futuro.
Segundo explica a coordenadora do Programa de Educação para a Saúde, «são alunos que serão sujeitos a provas de exame nacional e, por isso, as suas emoções e ansiedade estão ao rubro».
A primeira sessão de relaxamento já aconteceu com os alunos da turma 1, do 11.º ano que fizeram esta experiência de relaxamento e bem-estar.
Ana Alves garante que, no final, os estudantes que aderiram à iniciativa consideraram-na muito importante, na medida em que, confessaram, sentem alguma dificuldade em gerir a pressão a que a situação dos exames os sujeita.
A coordenadora do Programa de Educação para a Saúde sublinha que é objetivo das sessões de relaxamento dotar os alunos de estratégias que lhes permitam controlar estas emoções, a fim de conseguirem um melhor desempenho nos seus exames.
Assim, até à realização dos exames nacionais, para além dos estudos, os alunos da Escola Secundária de Maximinos vão ainda ter mais três sessões deste género nas estalações do estabelecimento de ensino. «Porque somos uma escola preocupada com o bem-estar de todos... Porque queremos um ambiente saudável e relaxado... Porque caminhamos no sentido do "melhor estar para melhor fazer», justifica a coodenadora do Programa de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Maximinos, Ana Alves, esta iniciativa.