O Mosteiro de Tibães encheu-se esta tarde de cor e brilho para mais uma gala do Concurso Jovens Criadores, que nesta edição contou com a participação de 16 jovens do distrito de Braga, os quais mostraram o seu espírito criativo e inovador na área da moda, espelhado em peças de vestuário únicas.
Promover o espírito criativo e inovador na área da moda através da criação de roupas é o grande propósito desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Braga há já alguns anos. Esta 6.ª edição teve por tema “As artes”, tendo como base o título de Capital Portuguesa da Cultura que a Cidade ostenta em 2025. Desta forma, as peças a concurso deveriam exaltar o património cultural da cidade. E foi o que conseguiram os jovens criadores a concurso, que se inspiraram sobretudo na ligação da cidade à Igreja e no Barroco.
À margem do evento, Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga destacou a importância desta iniciativa para que os jovens possam divulgar a sua criatividade «perante um público mais alargado». «Eles já passaram a primeira fase, portanto aqui é suposto já termos trabalhos com elevada qualidade e é isso que queremos: promover um palco para esta criatividade que estes jovens do distrito de Braga têm e que, por condições várias, não têm tantas condições para mostrar o seu trabalho e aqui é criada essa oportunidade num cenário espetacular como o Mosteiro de Tibães», disse.