twitter

Movimento de Cidadania Contra a Indiferença acusa partidos de não esclarecerem os cidadãos

Movimento de Cidadania Contra a Indiferença acusa partidos de não esclarecerem os cidadãos
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 06 de junho de 2024, às 20:08

Alega que este incumprimento afeta a participação cívica.

O Movimento de Cidadania conta a Indiferença lamenta, em comunicado, « que as diferentes candidaturas estejam a focar o debate, nesta campanha, em temas nacionais,

descurando a sua obrigação de esclarecer os cidadãos sobre os temas que interessam a todos os europeus em geral e aos portugueses em particular».

«A campanha em curso está a ser marcada pelo debate caseiro numa falta de respeito pelo eleitorado e pela importância destas eleições, que ocorrem num contexto de fragilidade para a democracia na Europa, cercada pelos extremismos, pela xenofobia e racismo, a par da desinformação que afeta a qualidade do escrutínio», pode ler-se. Apesar deste «incumprimento, que afeta a participação cívica», o Movimento «espera que os portugueses acorram às urnas, como o fizeram nas recentes eleições, reduzindo, substancialmente, o valor da abstenção».

O Movimento lamenta, igualmente, «que tenha sido perdida a oportunidade de redesenhar os locais onde é possível votar e que já não correspondem à realidade urbana dos dias de hoje, em contraste com o que se passava nas primeiras eleições livres».