twitter

250 operacionais realizaram simulacro de grandes dimensões no Hospital de Braga

250 operacionais realizaram simulacro de grandes dimensões no Hospital de Braga
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 06 de junho de 2024, às 20:35

Mais de 50 viaturas estiveram envolvidas

Um simulacro de grande envergadura envolvendo um cenário de incêndio e explosão foi realizado esta quarta-feira no Hospital de Braga.

O exercício, realizado em parceria com o Comando Sub-Regional de Emergência, Protecção Civil do Cávado e a Protecção Civil de Braga, teve como objectivo testar e aprimorar a resposta coordenada entre diversas entidades de emergência, socorro e segurança e juntou cerca de 250 operacionais e 53 viaturas.

O simulacro teve início com um incêndio provocado por uma explosão relacionada com a utilização de oxigénio no piso 3 do Edifício D. A explosão resultante do incêndio afectou também os pisos 2 e 4 do mesmo edifício, necessitando de uma resposta rápida e eficaz para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Dada a gravidade do incidente, foi necessário evacuar cerca de 90 doentes dos pisos afectados. Esta operação foi conduzida de forma considerada organizada e segura.

No âmbito do exercício, foram simuladas duas vítimas mortais e 26 feridos de vários níveis de gravidade. Destes, 11 foram tratados no Posto Médico Avançado montado no local pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e operacionalizado pela Cruz Vermelha Portuguesa. Os restantes foram encaminhados para o Serviço de Urgência do Hospital de Braga (que activou o seu Plano de Catástrofe) e para outras Unidades Hospitalares da região Norte. 

Segundo comunicado da Câmara de Braga, o simulacro foi uma oportunidade valiosa para testar a prontidão e a eficácia dos protocolos de emergência, reforçando a colaboração entre as várias entidades envolvidas.