O projeto “Braga Florida” já ofereceu um total de seis mil floreiras desde que arrancou esta iniciativa que pretende florir a cidade com a colaboração dos cidadãos e das entidades participantes, tendo como destinatários os residentes, comerciantes e outras instituições existentes nas ruas das freguesias envolvidas na iniciativa.
Na manhã de hoje foram distribuídas mais 500 floreiras, numa ação simbólica que contou com a presença do vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, de representantes da Associação Empresarial de Braga (AEB) e dos presidentes das Juntas de freguesia de Maximinos, Sé, e Cividade; São João do Souto, e São Lázaro; São Victor e São Vicente.
Nesta décima edição da iniciativa registou-se um alargamento da área geográfica abrangida pelo projeto, que alcança agora as 82 ruas, que têm tudo para ficar mais bonitas e coloridas. De resto, o projeto começou por abranger 45 ruas, mas tem vindo a alargar a sua área geográfica a cada edição.
Segundo o vereador do Ambiente o grande desafio é, aliás, que as pessoas continuem a embelezar as suas janelas e varandas, tonando cada vez mais bonitas as fachadas das suas casas quer para os residentes, quer para os turistas.
Foram muitas as pessoas que, logo a partir das 10h00, se dirigiram ao Largo do Pópulo para levantar as plantas para ornamentar as suas varandas, e ainda foi possível distribuir algumas floreiras extra por pessoas que não tendo efetuado a inscrição, foram tentar obter a sua floreira
«Este ano distribuímos também cerca de 800 vasos com a intenção de que quem já levou as floreiras em anos anteriores possa enchê-las com novas plantas, até porque, do ponto de vista ambiental não seria sustentável estar sempre a usar novas floreiras», afirmou Altino Bessa.
Altino Bessa tem esperança que também aqueles que receberam as floreiras nos anos anteriores, e que ontem não foram buscar novos vasos para as encher, por sua iniciativa, tenham as floreiras sempre com flores.
«Deixo sempre a recomendação que, sendo plantas de época, é preciso cuidar delas, senão morrem com facilidade. E que as pessoas, por iniciativa própria, sem estarem à espera da Câmara, embelezem as suas varanda, dando um efeito colorido a toda a cidade.».
Jardins da cidade são motivo de orgulho
Altino Bessa aproveitou o ensejo para salientar a beleza dos jardins de Braga, como o Jardim de Santa Bárbara, d a Avenida Central da Praça Mouzinho de Albuquerque ou do Campo das Hortas, vincando que «são dos elementos mais elogiados e fotografados pelos turistas».
«Isto significa que nós temos vindo a corresponder ao embelezamento desejado tanto pelos bracarenses como por quem visita a cidade. Mas isto é fruto de um grande esforço do Município, e da nossa Divisão de Espaços Verdes, que foi recentemente reforçada em número de trabalhadores», afirmou o vereador, salientando que «este é um trabalho minucioso, que precisa de muita gente, mas é uma aposta do Município porque se trata da imagem de Braga e insere-se em toda uma lógica ambiental que implementámos em Braga»