twitter

Projeto “Braga Florida” já entregou seis mil floreiras

Projeto “Braga Florida”  já entregou seis mil floreiras
Fotografia Avelino Lima

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 05 de junho de 2024, às 12:18

Iniciativa deste ano permitiu oferecer mais 500 floreiras e 800 vasos

O projeto “Braga Florida” já ofereceu  um total de seis mil floreiras desde que arrancou esta iniciativa que pretende florir a cidade com a colaboração dos cidadãos e das entidades participantes, tendo como destinatários os residentes, comerciantes e outras instituições existentes nas ruas das freguesias envolvidas na iniciativa.

Na manhã de hoje foram distribuídas mais 500 floreiras, numa ação simbólica que contou com a presença do  vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, de representantes da Associação Empresarial de Braga (AEB) e dos presidentes das Juntas de freguesia de Maximinos, Sé, e Cividade; São João do Souto, e São Lázaro; São Victor e São Vicente.

Nesta décima edição da iniciativa registou-se um alargamento da área geográfica abrangida pelo projeto, que alcança agora as 82 ruas, que têm tudo para ficar mais bonitas e coloridas. De resto, o projeto começou por abranger 45 ruas, mas tem vindo a alargar a sua área geográfica a cada edição.

Segundo o vereador do Ambiente o grande desafio é, aliás, que as pessoas continuem a embelezar as suas janelas e varandas, tonando cada vez mais bonitas as fachadas das suas casas quer para os residentes, quer para os turistas.

Foram muitas as pessoas que, logo a partir das 10h00, se dirigiram ao Largo do Pópulo para  levantar as plantas para ornamentar as suas varandas, e ainda foi possível distribuir algumas floreiras extra por pessoas que não tendo efetuado a inscrição, foram tentar obter a sua floreira

«Este ano distribuímos também cerca de 800 vasos com a intenção de que quem já levou as floreiras em anos anteriores possa enchê-las com novas plantas, até porque, do ponto de vista ambiental não seria sustentável estar sempre a usar novas floreiras», afirmou Altino Bessa.

Altino Bessa  tem esperança que também aqueles que receberam as floreiras nos anos anteriores, e que ontem não foram buscar novos vasos para as encher, por sua iniciativa, tenham as floreiras sempre com flores.

«Deixo sempre a recomendação que, sendo plantas de época, é preciso cuidar delas, senão morrem com facilidade. E que as pessoas, por iniciativa própria, sem estarem à espera da Câmara, embelezem as suas varanda, dando um efeito colorido a toda a cidade.».

Jardins da cidade são motivo de orgulho

Altino Bessa aproveitou o ensejo para salientar a beleza dos jardins de Braga, como o Jardim de Santa Bárbara, d a Avenida Central da Praça Mouzinho de Albuquerque ou do Campo das Hortas, vincando que «são dos elementos mais elogiados e fotografados pelos turistas».

«Isto significa que nós temos vindo a corresponder ao embelezamento desejado tanto pelos bracarenses como por quem visita a cidade. Mas isto é fruto de um grande esforço do Município, e da nossa Divisão de Espaços Verdes, que foi recentemente reforçada em número de trabalhadores», afirmou o vereador, salientando que «este é um trabalho minucioso, que precisa de muita gente, mas é uma aposta do Município porque se trata da imagem de Braga e insere-se em toda uma lógica ambiental que implementámos em Braga»