O Parque Desportivo da Rodovia foi o local escolhido para acolher o I Festival da Juventude de Braga nos dias 5 e 6 de julho, um evento que promete ser «a celebração mais vibrante e empolgante do ano» e reunir a juventude de Braga e da região num fim de semana inesquecível.
Muita música, cultura e diversão vão preencher este festival que tem como grande objetivo criar um espaço onde os jovens possam expressar-se livremente e celebrar a sua identidade, promover a cultura e a música, destacando o talento de bandas e artistas locais e nacionais.
A vice-presidente da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, explicou que, ao longo dos anos o Município tem vindo a realizar Semanas da Juventude, Dias da Juventude, mas faltava um Festival da Juventude, por isso decidiu envolver na organização o Concelho Municipal de Juventude e, em parceria com as associações juvenis, criar um evento que fosse ao encontro de todos e tivesse a colaboração de vários agentes da juventude.
Apesar de ser ainda muito difícil prever quantos jovens marcarão presença nesta primeira edição do Festival da Juventude de Braga, Sameiro Araújo salientou a beleza do local escolhido que vai permitir acolher muitos jovens, numa altura em que as obras que decorrem no parque já estarão numa fase mais adiantada.
A presença das associações juvenis da cidade permitirá ainda incentivar a inovação e o empreendedorismo, dando visibilidade a projetos inovadores e fomentar a participação ativa e a vida saudável, através de atividades radicais e desportivas.
«Vamos contar com DJ’s muito importantes e desportistas radicais de renome. Este será um festival único para todos os que nos quiserem visitar e passar momentos com muita animação, porque estão reunidas todas as condições para ser um festival memorável», destacou Sameiro Araújo.
Margarida Isaías, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude de Braga afirmou que a iniciativa pretende dar relevâncias as diversas áreas de interesse dos jovens que são trabalhadas no Conselho da Juventude e terão visibilidade do festival.
Além de eventos de cariz mais recreativo, Margarida Isaías destaca o desporto e as atividades radicais, os concertos, as palestras com figuras reconhecidas, abordando temas da atualidade, os workshops educativos, onde serão possível aprender novas habilidades e conhecimentos.
Na apresentação, que hoje decorreu no Parque da Rodovia, alguns dos artistas convidados deram o seu testemunho, começando por B-Boy Hércules, que vincou que o breaking já é uma modaliddae olímpica, a par do skate e do surf, pelo que precisam de ser apoiadas. Adiantou ainda que durante o festival decorrerá o Campeonato desta modalidade que envolve dança e movimentos acrobáticos.
Já Pedro, um dos skaters de Braga que se encontram no Top 5 Português também vincou a franca evolução dos desportos radicais e a dinamização que Braga tem realizado da Cultura do Skate. Adiantou também o regozijo da Associação Braga Skate por participar neste evento.
Presentes na apresentação estiveram também o Biggie DJ e o DJ Lucas de Freitas, tendo este último sublinhado a importância deste evento sair do centro histórico de Braga para um local tão aprazível.