twitter

Atletas de referência nacional participam na “Black Pig Race”

Atletas de referência nacional participam na “Black Pig Race”
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 05 de junho de 2024, às 17:30

Prova de obstáculos está agendada para a tarde do dia 15 de junho.

A “Black Pig Race” deste ano, agendada para a tarde do dia 15 de junho, conta este ano com a participação de dois atletas de referência a nível nacional: o ultramaratonista Manuel Lopes, da Póvoa de Varzim, e Célia Neto, de Paços de Ferreira, vencedora de várias provas ultra.

Dirigida para o público em geral, e em concreto às famílias, já que existe uma prova especialmente dedicada e adaptada aos mais novos, esta iniciativa  é organizada pela Associação de Festas de S. João de Braga, em parceria com a Associação Desporto Mais Vida. 


A “Black Pig Race” faz alusão a uma reminiscência de tradições das festas sanjoaninas de séculos passados. Para o efeito, a prova urbana de corrida de obstáculos combina a corrida com a superação de obstáculos naturais, artificiais, urbanos e arquitetónicos. 


O percurso começa e acaba na capela de S. João da Ponte. Ao longo de sete quilómetros, os participantes passarão pelo Monte do Picoto e Parque das Camélias. Já o trajeto da edição para as crianças é de 700 metros. Também começa e acaba na Capela de S. João da Ponte, mas fica circunscrito ao parque.


As inscrições estão abertas e decorrem até às 23h59 desta segunda-feira, 10 de junho, através do site “www.sinctime.com”. O custo é de 10 euros para a prova de adultos e de sete euros para a prova infantil, revertendo uma parte da receita para o fundo social sanjoanino, que ajuda o projeto “Housing First”, da Cruz Vermelha de Braga.


Até à data, cerca de 200 pessoas já se inscreveram na “Black Pig Race”, esperando a organização dobrar este número de participantes, tal como aconteceu no ano passado. Já para a prova das crianças, espera-se que se mantenha a participação de cerca de meia centena.