A “Black Pig Race” deste ano, agendada para a tarde do dia 15 de junho, conta este ano com a participação de dois atletas de referência a nível nacional: o ultramaratonista Manuel Lopes, da Póvoa de Varzim, e Célia Neto, de Paços de Ferreira, vencedora de várias provas ultra.
Dirigida para o público em geral, e em concreto às famílias, já que existe uma prova especialmente dedicada e adaptada aos mais novos, esta iniciativa é organizada pela Associação de Festas de S. João de Braga, em parceria com a Associação Desporto Mais Vida.
A “Black Pig Race” faz alusão a uma reminiscência de tradições das festas sanjoaninas de séculos passados. Para o efeito, a prova urbana de corrida de obstáculos combina a corrida com a superação de obstáculos naturais, artificiais, urbanos e arquitetónicos.
O percurso começa e acaba na capela de S. João da Ponte. Ao longo de sete quilómetros, os participantes passarão pelo Monte do Picoto e Parque das Camélias. Já o trajeto da edição para as crianças é de 700 metros. Também começa e acaba na Capela de S. João da Ponte, mas fica circunscrito ao parque.
As inscrições estão abertas e decorrem até às 23h59 desta segunda-feira, 10 de junho, através do site “www.sinctime.com”. O custo é de 10 euros para a prova de adultos e de sete euros para a prova infantil, revertendo uma parte da receita para o fundo social sanjoanino, que ajuda o projeto “Housing First”, da Cruz Vermelha de Braga.
Até à data, cerca de 200 pessoas já se inscreveram na “Black Pig Race”, esperando a organização dobrar este número de participantes, tal como aconteceu no ano passado. Já para a prova das crianças, espera-se que se mantenha a participação de cerca de meia centena.