O Jardim do Campo das Hortas foi o destino eleito por mais de 40 mil pessoas, que ao longo dos últimos quatro dias, ali se dirigiram para participar no Hopen- Beeer Festivals. Encarado como uma grande festa da cerveja artesanal 100% portuguesa, com streetfood, música e gastronomia, o evento conseguiu juntar muitas famílias ao longo das tardes do fim de semana e feriado, reservando a noite mais para os grupos de amigos, que quiseram ir ao local onde era possível provar mais de 200 cervejas diferentes.
Street Food; harmonizações; workshops; concertos e Dj’s; apresentação de novos produtos; sunsets e after Party e BrewFit (Beer + CrossFit) foram algumas das atividades disponíveis para os muitos que passaram por aquele recinto, junto à principal porta da cidade para participar num evento organizado pela “beautiful alphabet”, com o apoio do Município de Braga e da Associação Empresarial de Braga (AEB).
Filipe Letra, da organização do festival, vincou que «esta foi, sem dúvida, a edição mais participada de sempre, tendo atingido as 40 mil pessoas ainda durante a manhã de hoje».
«Tivemos bastante sorte com o tempo porque nas edições anteriores ou choveu ou havia previsões de chuva. Desta vez, estiveram reunidas todas as condições para que houvesse sucesso», afirmou, acrescentando que «esta era, aliás, uma edição com uma grande expetativa, contribuindo para tal o facto de ter mais um dia, o do feriado de 30 de maio».
Garantindo que o Hopen é para continuar, Filipe Letra afirmou que não há qualquer perspetiva de mudar de local no próximo ano, até porque «o Campo das Hortas é um dos locais mais bonitos da cidade e tem este enquadramento emblemático, com o Arco da Porta Nova e o Jardim dos Chorões, que possibilita a instalação da área de Street Food».
A organização recebeu ainda mais gente do que esperava, com várias famílias a aproveitar para estender as toalhas à sombra das árvores, durante a tarde.
Ao todo marcaram presença 28 projetos, ou seja, 26 projetos de cerveja artesanal, um projeto de cidra e um projeto de kombucha, além de 14 projetos de street food, mais dois do que na edição do ano passado.
«Não temos qualquer intenção de aumentar o evento para além do que se verificou nesta edição. Preferimos manter o projeto nesta dimensão e convidar sempre as melhores cervejas artesanais e manter este local, onde temos realizado o evento», afirmou.
Durante a apresentação do festival, o diretor geral da AEB, Rui Marques, tinha também salientado que «a região ganha com este evento em Braga, sendo este um evento que permite a Braga mostrar o seu lado mais irreverente e vibrante».
Salientou também que esta iniciativa «aumenta a atratividade do centro da cidade», acabando por beneficiar as restantes atividades económicas».