O acidente que ocorreu no dia 3 de maio no centro de Braga, que envolveu um autocarro e causou uma morte, foi causado na sequência de uma indisposição súbita e imprevista do motorista, que acabou por perder o controlo da viatura.
Os Transportes Urbanos de Braga (TUB), divulgaram hoje um comunicado a esclarecer alguns factos sobre o ocorrido na Avenida Central, e que está a desenvolver todas as diligências que possam assegurar a segurança dos seus serviços.
“O motorista que conduzia a viatura sinistrada é muito experiente, merece da parte da Administração dos Transportes Urbanos de Braga total confiança, encontrando-se atualmente sob cuidados hospitalares. As declarações prestadas, por este, após o ocorrido, indiciam que, nos instantes anteriores ao fatídico acidente, terá sofrido uma indisposição súbita e imprevista que terá impedido o controlo da viatura. Tal testemunho é compatível com relatos de outros presentes na circunstância e com o acompanhamento clínico realizado na sequência”, diz o comunicado dos TUB.
Ainda segundo a empresa, a viatura envolvida no acidente encontra-se ainda sob a alçada da PSP, aguardando o desenvolvimento do processo. Em total colaboração com as autoridades envolvidas, será alvo de perícias complementares no sentido de esclarecer cabalmente a situação.
“Sem prejuízo do exposto, informamos que a viatura sinistrada era regularmente alvo dos necessários trabalhos de inspeção e conservação, cumprindo os planos de revisão recomendados para o exercício da atividade a que estava destinada, não existindo registo de qualquer anomalia, ou problema de segurança que impedisse o seu bom funcionamento”, refere o comunicado.
A empresa explicou ainda que na sequência do acidente, realizou uma peritagem independente às 11 restantes viaturas da mesma marca e modelo do acidente, que concluiu não existir qualquer anomalia.