twitter

Braga recebeu estreia de formação que explica mundo dos vinhos aos jovens

Braga recebeu estreia de formação que explica mundo dos vinhos aos jovens galeria icon Ver Galeria
Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 28 de maio de 2024, às 22:38

Produtores apresentaram-se pela primeira vez no Enóphilo Wine Fest.


O Enóphilo Wine Fest promoveu, em Braga, a primeira edição de uma formação que explica o mundo dos vinhos aos jovens universitários.

 

Esta foi uma das novidades da terceira edição do evento vínico em Braga, que também ficou marcada pela primeira apresentação de vários produtores à cidade.

A iniciativa decorreu na tarde do passado sábado, durante a qual 30 produtores tiverem em prova mais de 200 referências, no Hotel Vila Galé Collection.

«Sendo Braga uma cidade com tantos jovens, este foi o local ideal para uma sessão de iniciação à prova de vinhos», explicou o fundador do Enóphilo Wine Fest, Luís Gradíssimo.

Dando conta do interesse manifestado pela iniciativa “Imersão Vínica para Jovens”, este responsável referiu que o objetivo da “masterclass” é atrair os mais jovens para o mundo dos vinhos, alertando-os para o consumo moderado.

«O setor do vinho, tal como os outros, precisa de renovar os seus clientes. O que se nota é que as novas gerações não estão a olhar para o vinho numa perspetiva cultural», constatou, considerando que a complexidade que por vezes se associa a esta área afasta os mais jovens.

Depois de explicações atrativas sobre os vinhos, os jovens participantes na formação tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos no contacto direto com as três dezenas de produtores, que traduzem a diversidade do setor a nível nacional.

Após a estreia em Braga, esta formação poderá ser replicada noutros pontos do país, estando a ser equacionada a realização já na edição de Coimbra, que vai decorrer no dia 22 de junho.

O certame de Braga contou também com a presença de produtores que nunca se tinham apresentado na cidade, confirmando o Enóphilo Wine Fest como uma plataforma para a divulgação do tecido produtivo português.

«Desde o início deste evento, em 2015, que a ideia é tentar dar palco a produtores de pequena e média dimensão, para que se possam encontrar com pessoas que gostam de vinho, os enófilos», declarou. O Enóphilo Wine Fest proporciona, assim, a proximidade entre quem produz e quem consome.