twitter

Luís Montenegro incentiva empresários na Semana de Economia de Braga

Luís Montenegro incentiva empresários na Semana de Economia de Braga galeria icon Ver Galeria
Fotografia Avelino Lima

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 23 de maio de 2024, às 19:26

Primeiro-ministro visitou Mostra Empresarial após a reunião do Conselho de Ministros

O primeiro-ministro deixou, hoje, em Braga, palavras de incentivo e estímulo ao tecido empresarial e reafirmou o empenho do governo no objetivo do crescimento económico do país.

Luís Montenegro transmitiu esta mensagem de confiança nas palavras que dirigiu aos expositores presentes na Mostra Empresarial que está a decorrer no Fórum Braga, integrada na 7.ª Semana de Economia, organizada pelas InvestBraga.

Numa visita de quase duas horas, o chefe do Governo, acompanhado pelos ministros da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, percorreu todos os stands da mostra  e teve oportunidade de se inteirar de alguns projetos inovadores a nível de tecnologia, saúde, educação, transportes, entre outros.

A comitiva governamental visitou a Mostra Empresarial depois da reunião do Conselho de Ministros que decorreu no edifício gnration e onde foram apresentadas algumas medidas direcionadas para os jovens (ver página 5).

À margem  da visita, o ministro da Agricultura e Pescas destacou o impacto «financeiro enorme» destas medidas e a importância que o Governo dá à juventude.

«O facto deste Conselho de Ministros ser em Braga também demonstra que a coesão territorial é para nós essencial e, para além disso, significa que consideramos com justiça que Braga é uma cidade e um território de esperança e de juventude, com grandes instituições que depois permitem que a Semana da Economia seja uma semana com empresas que têm um carácter multinacional, aproveitando as competências da juventude e de instituições de ensino (como universidades e politécnicos) e de investigação como o INL», disse José Manuel Fernandes.

O governante acrescentou que o país e, em particular esta região, «têm tudo para triunfar»: jovens de «grande qualidade», empresários «corajosos e que apostam na inovação», mar, montanha (Parque Nacional da Peneda-Gerês), uma «excelente gastronomia», um património cultural e religioso «invejável», universidades de «grande qualidade que pedem meças à escala global» e agora um governo empenhado em «puxar pelo território».

Ricardo Rio destaca potencial económico da região

No final da visita, o presidente da Câmara Municipal de Braga considerou que a presença do primeiro-ministro na Semana da Economia «foi muito importante» na medida em que ele teve oportunidade de ver, através da «imagem clara» transmitida pelos empresários e as instituições presentes, «o dinamismo, crescimento e inovação que se sente no território de Braga, em resultado das parcerias estabelecidas por estas instituições».

«Acho que para o primeiro-ministro é um alento perceber que Portugal é um país com futuro, um país que tem regiões como a de Braga e a sua envolvente que têm um  enormíssimo potencial e que merecem a sua atenção e o seu investimento», disse Ricardo Rio aos jornalistas.

Questionado se os expositores transmitiram a Luís Montenegro alguma preocupação, o edil de Braga respondeu que, tirando a falta de recursos humanos qualificados, não foi comunicada nenhuma preocupação.

A 7.ª Semana de Economia de Braga, com o tema “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento” termina amanhã no Fórum Braga.