O primeiro-ministro deixou, hoje, em Braga, palavras de incentivo e estímulo ao tecido empresarial e reafirmou o empenho do governo no objetivo do crescimento económico do país.
Luís Montenegro transmitiu esta mensagem de confiança nas palavras que dirigiu aos expositores presentes na Mostra Empresarial que está a decorrer no Fórum Braga, integrada na 7.ª Semana de Economia, organizada pelas InvestBraga.
Numa visita de quase duas horas, o chefe do Governo, acompanhado pelos ministros da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, percorreu todos os stands da mostra e teve oportunidade de se inteirar de alguns projetos inovadores a nível de tecnologia, saúde, educação, transportes, entre outros.
A comitiva governamental visitou a Mostra Empresarial depois da reunião do Conselho de Ministros que decorreu no edifício gnration e onde foram apresentadas algumas medidas direcionadas para os jovens (ver página 5).
À margem da visita, o ministro da Agricultura e Pescas destacou o impacto «financeiro enorme» destas medidas e a importância que o Governo dá à juventude.
«O facto deste Conselho de Ministros ser em Braga também demonstra que a coesão territorial é para nós essencial e, para além disso, significa que consideramos com justiça que Braga é uma cidade e um território de esperança e de juventude, com grandes instituições que depois permitem que a Semana da Economia seja uma semana com empresas que têm um carácter multinacional, aproveitando as competências da juventude e de instituições de ensino (como universidades e politécnicos) e de investigação como o INL», disse José Manuel Fernandes.
O governante acrescentou que o país e, em particular esta região, «têm tudo para triunfar»: jovens de «grande qualidade», empresários «corajosos e que apostam na inovação», mar, montanha (Parque Nacional da Peneda-Gerês), uma «excelente gastronomia», um património cultural e religioso «invejável», universidades de «grande qualidade que pedem meças à escala global» e agora um governo empenhado em «puxar pelo território».
Ricardo Rio destaca potencial económico da região
No final da visita, o presidente da Câmara Municipal de Braga considerou que a presença do primeiro-ministro na Semana da Economia «foi muito importante» na medida em que ele teve oportunidade de ver, através da «imagem clara» transmitida pelos empresários e as instituições presentes, «o dinamismo, crescimento e inovação que se sente no território de Braga, em resultado das parcerias estabelecidas por estas instituições».
«Acho que para o primeiro-ministro é um alento perceber que Portugal é um país com futuro, um país que tem regiões como a de Braga e a sua envolvente que têm um enormíssimo potencial e que merecem a sua atenção e o seu investimento», disse Ricardo Rio aos jornalistas.
Questionado se os expositores transmitiram a Luís Montenegro alguma preocupação, o edil de Braga respondeu que, tirando a falta de recursos humanos qualificados, não foi comunicada nenhuma preocupação.
A 7.ª Semana de Economia de Braga, com o tema “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento” termina amanhã no Fórum Braga.