twitter

Apoio do Município às Festas de S. João quase triplica este ano

Apoio do Município às Festas  de S. João quase triplica este ano
Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 13 de maio de 2024, às 18:24

Verba atribuída pela Câmara de Braga passa dos 50 mil para os 120 mil euros

O Município de Braga aprovou hoje um apoio financeiro de 120 mil euros à Associação de Festas de S. João de Braga, o que representa quase o triplo da verba atribuída no ano passado. Segundo Ricardo Rio este aumento de apoio financeiro visa ajudar a comportar os custos de funcionamento e produção do S. João de Braga, que aumentaram exponencialmente nos últimos anos.

«Nós vínhamos recebendo, de há alguns anos a esta parte, a reivindicação da Associação de Festas de um reforço da nossa verba para conseguir comportar os custos da organização com que se estavam a confrontar. Nós fomos resistindo, mas este ano, por evidência de dados que nos apresentaram, era impossível manter a verba anterior sem estar a criar grandes dificuldades financeiras à Associação», explicou o presidente da Câmara de Braga.

Segundo Ricardo Rio a verba atribuída pelo Município de Braga passa assim dos 50 mil euros para os 120 mil, que serão aplicados em toda a componente da produção.

A celebração do contrato programa relativo a 2024 foi aprovada, por unanimidade, na reunião de executivo municipal, ontem, na sede da Junta de Freguesia de Padim da Graça, altura em que foi anunciado que o Município também transferirá para a Associação de Festas 205 mil euros respeitantes à comparticipação do patrocinador oficial, a Super Bock.

«O S. João sempre recebeu, de há mais de uma década a esta parte, uma comparticipação do patrocinador oficial, que é a Super Bock. Esse patrocinador transferia, no passado, diretamente para a Associação de Festas de S. João, e a partir do momento em que foi a Câmara Municipal a fazer um concurso público para um patrocinador para todos os eventos da cidade, o patrocinador  passa a transferir  para o Município e depois o Município para a Associação de Festas», explicou o edil, acrescentando que «são 205 mil euros, que representa uma parte substancial  dos 290 mil que nós vamos receber desse mesmo patrocinador»