O Município de Braga aprovou hoje um apoio financeiro de 120 mil euros à Associação de Festas de S. João de Braga, o que representa quase o triplo da verba atribuída no ano passado. Segundo Ricardo Rio este aumento de apoio financeiro visa ajudar a comportar os custos de funcionamento e produção do S. João de Braga, que aumentaram exponencialmente nos últimos anos.
«Nós vínhamos recebendo, de há alguns anos a esta parte, a reivindicação da Associação de Festas de um reforço da nossa verba para conseguir comportar os custos da organização com que se estavam a confrontar. Nós fomos resistindo, mas este ano, por evidência de dados que nos apresentaram, era impossível manter a verba anterior sem estar a criar grandes dificuldades financeiras à Associação», explicou o presidente da Câmara de Braga.
Segundo Ricardo Rio a verba atribuída pelo Município de Braga passa assim dos 50 mil euros para os 120 mil, que serão aplicados em toda a componente da produção.
A celebração do contrato programa relativo a 2024 foi aprovada, por unanimidade, na reunião de executivo municipal, ontem, na sede da Junta de Freguesia de Padim da Graça, altura em que foi anunciado que o Município também transferirá para a Associação de Festas 205 mil euros respeitantes à comparticipação do patrocinador oficial, a Super Bock.
«O S. João sempre recebeu, de há mais de uma década a esta parte, uma comparticipação do patrocinador oficial, que é a Super Bock. Esse patrocinador transferia, no passado, diretamente para a Associação de Festas de S. João, e a partir do momento em que foi a Câmara Municipal a fazer um concurso público para um patrocinador para todos os eventos da cidade, o patrocinador passa a transferir para o Município e depois o Município para a Associação de Festas», explicou o edil, acrescentando que «são 205 mil euros, que representa uma parte substancial dos 290 mil que nós vamos receber desse mesmo patrocinador»