twitter

Concurso de Saltos consolida Ponte de Lima no circuito de grandes eventos equestres

Concurso de Saltos consolida Ponte de Lima no circuito de grandes eventos equestres
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 10 de maio de 2024, às 10:06

Evento bateu recorde de inscritos.

O 14.º Concurso de Saltos Internacional decorre entre hoje e domingo, na Expolima, consolidando Ponte de Lima no circuito da alta competição do desporto equestre. A competição bateu o recorde de inscritos, contando com a participação de 340 conjuntos (cavalos e cavaleiros), provenientes de 11 países.

A sessão de inauguração está marcada para as 18h00 desta sexta-feira, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado; do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte, Jorge Sobrado; e do presidente da Federação Equestre Portuguesa, Bruno Rente.

«É com muito agrado que a Federação Equestre Portuguesa realiza aqui uma das suas maiores provas de sempre. A adesão dos participantes tem ultrapassado muito as nossas expectativas. Ponte de Lima prepara-se para receber um grande evento de visibilidade e notoriedade», afirma Bruno Rente.

Por seu turno, o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Sousa, refere que «a realização desta prova rainha enquadra-se na estratégia de posicionamento de Ponte de Lima enquanto destino equestre. Ponte de Lima tem condições únicas para a prática equestre. E em simultâneo celebramos com a casta Loureiro, também ela um exclusivo do Vale do Lima», referindo-se à quinta edição do evento vínico Loureiro de Ponte de Lima conVida, que decorre igualmente na Expolima.

Já o diretor executivo da Feira do Cavalo, Filipe Pimenta, destaca que «Ponte de Lima sai a ganhar» com a iniciativa equestre porque há muita gente que vem ao concelho e fica vários dias, dinamizando a economia, uma vez que ativa os setores da hotelaria, da restauração e dos serviços».

Na apresentação do projeto Ponte de Lima Equestre, que contempla um conjunto de 14 eventos, entre abril a outubro, implicando a participação de mais de 1800 cavalos nas várias atividades, foi apontado que, com um investimento de 150 mil euros, está previsto um retorno de 6 milhões de euros.