A professora Sofia Damiana Pires de Jesus, do Agrupamento de Escolas de Real, em Braga, é finalista na versão nacional do Global Teacher Prize, cuja versão internacional é considerada o Nobel da Educação.
A edição nacional elege, em cada ano, uma professora ou professor particularmente inspirador que, em Portugal, se tenha distinguido pelo contributo para o desenvolvimento dos jovens, da comunidade e da profissão.
Quem vence recebe 30 mil euros, sendo uma parte destinada a replicar ou amplificar o impacto da solução proposta, e outra parte para uso pessoal do vencedor. A cerimónia decorre em Lisboa no próximo dia 17 de maio.
O Prémio é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12º ano de escolaridade (regular ou outros). A edição deste ano conta com uma novidade, uma Menção Honrosa dedicada à Cultura que conta com a contribuição do Plano Nacional das Artes.
A representante de Braga na final leciona para o 3.º ciclo do ensino básico desde 2001. Segundo o comunicado, Sofia Damiana Pires de Jesus Descobriu a sua vocação durante o curso de Biologia na Universidade de Coimbra e, desde então, tem dedicado a sua carreira a inovar na educação. As práticas pedagógicas da professora são reconhecidas pela Direção-Geral da Educação como referências, nomeadamente no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular.
Sofia incorpora tecnologias avançadas como a Realidade Aumentada nas suas aulas para enriquecer o ensino das ciências. A sua abordagem inovadora também se reflete no desenvolvimento de cenários de aprendizagem que integram diversas competências e estilos de aprendizagem dos alunos, garantindo que cada um encontra o seu próprio caminho no processo educativo. É conhecida por criar projetos que estimulam o interesse e a participação ativa dos estudantes, como o projeto "Era uma vez… com ciência", que lhe valeu reconhecimento na 5ª Edição do selo Escola Amiga da Criança. Esta iniciativa exemplifica o seu compromisso em integrar a educação científica com a criatividade e interatividade, preparando os estudantes para um futuro dinâmico e multidisciplinar.
“Os professores desempenham um papel absolutamente essencial para fazer funcionar o elevador social, através da Educação, permitindo que os jovens e as crianças de hoje possam alcançar, como adultos, melhores condições de vida no futuro, com melhores empregos e melhores salários, disse Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal, um dos parceiros do projeto.
"É para nós um verdadeiro orgulho associarmo-nos a este projeto e prémio, pelo reconhecimento do papel fundamental que os professores desempenham na formação das futuras gerações e na construção de uma sociedade mais consciente, feliz e positiva. Acreditamos que a educação é um pilar essencial para o desenvolvimento das comunidades", completou Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente, outro parceiro.
A revelação do vencedor acontece no evento final marcado para maio deste ano.