twitter

Galardões "A Nossa Terra" reconhecem mérito de 20 cidadãos e entidades de Braga

Galardões "A Nossa Terra" reconhecem mérito de 20 cidadãos e entidades de Braga
Fotografia DM

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 30 de abril de 2024, às 17:19

A gala acontece na noite de 16 de maio. Os nomeados ainda não são conhecidos.

A XVII edição dos galardões “A Nossa Terra”, da Direnor, vai reconhecer publicamente o mérito de 20 cidadãos ou entidades de Braga que se tenham destacado em ações relevantes em prol da comunidade, em diversas áreas de atuação, desde a música à juventude, desporto, associativismo ou comércio, entre outras. A gala de atribuição está marcada para o dia 16 de maio, às 21h00, no Forum Braga.

Dos 20 galardões a serem entregues, dez são individuais (Personalidade, Altruísmo, Artes e Cultura, Associativismo, Carreira, Ciências e Educação, Desporto, Juventude, Poder Local e Saudade), nove são coletivos (Entidade, Empresa do Setor do Comércio e Serviços, Empresa do Setor Industrial, Empresa do Setor da Restauração/Pastelaria/Hotelaria, Entidade da Área do Ensino, Evento, Instituição de Solidariedade Social, Movimento Associativo e Organismo de Serviço Público) e um é simultaneamente individual e coletivo (Música).

Os galardoados serão criteriosamente escolhidos por um júri bastante vasto, composto por mais de 600 elementos com responsabilidades políticas, religiosas, culturais, sociais, turísticas, recreativas e artísticas. As três fases de votação representam um total de cerca de 50 mil operações de voto, o que reflete a complexidade do processo.

A qualidade, credibilidade, isenção e idoneidade do júri foram destacados por Olga Menezes, da Direnor, que ressalvou ainda o facto de, desde a primeira edição, se manter a regra de não acumulação de atribuição de galardões na mesma área. Uma regra que, até hoje não foi necessário alterar e que «mostra a qualidade da região». «Em Braga encontramos sempre instituições, pessoas, entidades e organizações dignas da nossa admiração e de receber o nosso agradecimento pelo que fazem no meio em que estão inseridos», vincou esta tarde, na apresentação da gala.

A lista de entidades que compõem a Comissão de Honra é vasta e abarca vários setores de atividade, tal como vem sendo habitual. A Presidência da República, o Ministério da Cultura, a Câmara Municipal de Braga, a Arquidiocese de Braga e o Sporting Clube de Braga são algumas das entidades que aceitaram o convite.