twitter

AGERE mantém preços, mas oposição pede descida

AGERE mantém preços, mas oposição pede descida
Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 29 de abril de 2024, às 18:42

Ricardo Rio vinca que «a tendência da AGERE nunca foi de agravamento de preços, mas de estabilização»

A Agere vai manter inalteradas as tarifas da água e do saneamento e resíduos no concelho, apesar das críticas da oposição, que considera que «estão reunidas todas as condições para que os bracarenses beneficiem da redução do tarifário».

«Entendemos que há margem, capacidade para libertação do esforço das famílias bracarenses face ao que tem sido o tarifário da Agere», disse o vereador Artur Feio, acrescentando que «estamos a falar de uma empresa que liberta 8 milhões de euros de lucros, sendo que parte desse lucro deveria ser revertido diretamente aos bracarenses», afirmou.

Argumentando que «há dois anos que é aguardado o investimento na nova ETAR», o vereador do PS considerou que «poderíamos entender que a manutenção deste tarifário seria algo que pudesse beneficiar o investimento».

O vereador da CDU, Vítor Rodrigues, também se absteve da votação vincando que «é possível, da parte da Agere, aligeirar os preços dos tarifários pelos serviços fornecidos, havendo margem para baixar os preços».

Em resposta, Ricardo Rio afirmou que «as tarifas da Agere têm registado uma tendência, no mínimo de estabilização, e em muitas ocasiões de descida, ou seja, durante estes dez anos houve várias ocasiões em que os preços baixaram, seja para a população em geral, seja para classes específicas de clientes como as famílias numerosas, as instituições sociais, os clubes desportivos e Juntas de Freguesia e portanto a tendência global da Agere nunca foi de agravamento de custos, mas de estabilização».