twitter

Sindicatos de Braga lembram o 25 de Abril e a urgência de se manterem os seus valores

Sindicatos de Braga lembram o 25 de Abril e a urgência de se manterem os seus valores
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 22 de abril de 2024, às 16:36

Vasto programa envolve diversas entidades, associações e coletivos. O desfile da liberdade é o ponto alto.

A União dos Sindicatos de Braga (USB) prepara-se para celebrar e lembrar a revolução de 25 de Abril de 1974 com um programa multifacetado, que envolve entidades de várias áreas e que cruza gerações, tanto as que viveram o momento como as mais novas, que apenas conhecem a história que vem escrita nos livros ou passada através de importantes testemunhos.


Que o momento não fique esquecido - pela importância que teve no término de 48 anos de sofrimento, pobreza e ausência de liberdade e direitos - e que não se volte a repetir, mantendo vivos os valores de Abril, é objetivo das várias atividades previstas para o concelho. A par da habitual concentração e desfile na tarde do dia 25, a USB optou por uma programação mais alargada, dado o número redondo que se comemora este ano e, também, os desafios que o mundo atual enfrenta. 

«Este ano são 50 anos, que exigem ainda mais não só pela data como pelos tempos em que vivemos. É importante transmitir a quem não viveu o fascismo o que este foi e o que fazer para que não volte», referiu Raquel Gallego, da USB, na conferência de apresentação do evento, na manhã de hoje.

Nesse sentido, foi também lançado um manifesto que salienta esta urgência de «lutar pelos valores e ideais de Abril e fazê-los cumprir».

O programa completo das comemorações pode ser consultado aqui.