twitter

CIM Cávado e Curitiba assinam acordos para a sustentabilidade e inovação

CIM Cávado e Curitiba assinam acordos para a sustentabilidade e inovação
Fotografia DR

Publicado em 16 de abril de 2024, às 12:45

Comitiva minhota visitou projetos no domínio das cidades inteligentes naquela cidade brasileira

A  Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) e o Município de Curitiba assinaram, nesta cidade brasileira, um protocolo de cooperação com vista à promoção conjunta da sustentabilidade e inovação.

A assinatura deste documento, disse a CIM Cávado, marcou o «início de um diálogo construtivo» e «representa um marco importante nas relações bilaterais, estabelecendo uma base sólida para futuras colaborações e projetos conjuntos».

O protocolo estabelece «parcerias estratégicas que promoverão o desenvolvimento sustentável e a inovação em ambas as regiões».

Acresce que cada município da CIM do Cávado assinou um protocolo que permitirá estabelecer futuras cooperações para a «intensificação das trocas comerciais, cooperação e internacionalização de start-ups, assim como o aumento da inteligência dos territórios e desenvolvimento de ações para as cidades do futuro».

As assinaturas destes protocolos decorreu ontem, na sequência do primeiro dia de visitas e reuniões de trabalho que os presidentes dos seis municípios do Cávado terão com diversas entidades do Paraná ao longo desta semana.

Para além deste encontro, entre os membros do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, liderados pelo seu vice-presidente, Mário Constantino, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a comitiva teve oportunidade de conhecer alguns «projetos estruturantes» desta cidade, nos domínios das Cidades Inteligentes, como um sistema de transporte público baseado em autocarro, a partir do conceito de Bus Rapid Transit com cerca de 242 linhas, 6.500 paragens e 1.100.100 passageiros transportados por dia.

Em Curitiba, uma das maiores cidades do Sul do Brasil e que foi recentemente eleita a cidade mais inteligente do país, a comitiva da CIM Cávado visitou ainda o projeto Hipervisor, que gere todos os sistemas de tecnologia desta cidade e é uma ferramenta indispensável para monitorizar todos os dados, desde mobilidade, educação, saúde, entre outros. 

«Esta reunião foi importante para conhecer uma realidade que será muito útil no âmbito da futura candidatura da nossa região à Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e que irá motivar uma articulação próxima com a Agência para a Modernização Administrativa em Portugal», disse a CIM Cávado.

Para o vice-presidente, Mário Constantino Lopes, esta foi uma oportunidade para a troca de experiências na área da governança e da sustentabilidade e o percurso que esta cidade fez no âmbito da mobilidade «é um exemplo» que pode ser seguido na CIM Cávado.