twitter

Carros clássicos vão "desfilar" pelo distrito de Braga este fim de semana

Carros clássicos vão "desfilar" pelo distrito de Braga este fim de semana
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 09 de abril de 2024, às 10:44

Evento vai passar por seis concelhos

Mais de 100 automóveis históricos estão inscritos na quinta edição do Norte Classic, que decorre entre sexta-feira e domingo, e vai percorrer os concelhos de Braga, Amares, Terras de Bouro, Guimarães, Fafe e Cabeceiras de Basto.

Segundo a organização do evento, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, em destaque vai estar o regresso ao Parque Natural da Peneda-Gerês e as albufeiras da Caniçada e Vilarinho das Furnas, e as passagens na aldeia do Campo do Gerês e até uma visita ao Mosteiro de São Miguel de Refojos.

Para este ano, a organização preparou duas propostas de percursos para os participantes.

O primeiro será o percurso turístico (Soft Race), em que o participante não terá de executar as provas de regularidade, com a participação em apenas cinco provas, com baixo grau de dificuldade, havendo uma classificação especial para os aderentes.

O outro séra o percurso desportivo (Full Race), em que o participante terá de executar as 18 provas especiais de classificação e que a organização será bastante rigorosa, no que se refere ao cumprimento do regulamento da prova.

O evento arranca na sexta-feira em Braga, com a abertura do secretariado pelas 14h00 na Praça Conde Agrolongo. Segue-se a recepção dos concorrentes, uma visita cultural à cidade, a subida e descida no Elevador do Bom Jesus, e um jantar.

O sábado começa logo pelas 09h00 com a parcida do Mercado Municipal em Braga, e passagens por Terras de Bouro, Campo do Gerês, São Bento da Porta Aberta, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, e a visita ao Mosteiro com almoço na Quinta da Devesa. Pelas 15h30 segue-se para a etapa de Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Amares e Vila Verde, onde decorre a neutralização e prova de vinhos. Ainda ocorre a chegada ao Sameiro e jantar na Colunata do Bom Jesus.

No domingo, o rali de regularidade histórica começa com a partida do Mercado Municipal de Braga, para a etapa Carclasse por volta das 09:00, com prova Especial Rampa da Falperra às 09:10 com passagem por Guimarães, seguindo-se uma neutralização no Santuário da Penha às 10:30, com destino a Fafe, onde ocorre a prova Especial Fafe Lameirinha por volta das 11:30, finalizando com a entrega dos prémios no centro de Fafe por volta das 13:00.