twitter

Empresa municipal "Teatro Circo" muda de nome para "Faz Cultura Braga"

Empresa municipal "Teatro Circo" muda de nome para "Faz Cultura Braga"
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 01 de abril de 2024, às 16:05

A alteração visa adaptação à nova realidade de gestão cultural mais ampla da empresa.

A empresa municipal Teatro Circo vai alterar o nome para “Faz Cultura –Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.”. A proposta vai ser analisada na próxima reunião do executivo municipal, que se realiza esta terça-feira, dia 2 de abril.

A necessidade de alterar a designação surge da ampliação da atividade e missão da empresa, em anos mais recentes e em articulação com o Município de Braga, passando agora a trabalhar para além da gestão do equipamento cultural Theatro Circo, que esteve na génese da sua criação. A empresa tem atualmente à sua responsabilidade a gestão do gnration, bem como a coordenação de projetos de interesse estratégico para a política cultural da cidade, como a Braga Media Arts - Cidade Criativa da UNESCO e a Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Braga explica que a alteração de nome é também uma forma de ultrapassar algum "ruído" na comunicação institucional, potenciado pela semelhança de nome da instituição e do equipamento cultural Theatro Circo. "Uma vez que a alteração da designação da entidade obriga à atualização dos estatutos da empresa, e dado o carácter obrigatório desta alteração, optou-se por uma nova redação dos estatutos mais aproximada à realidade das demais empresas municipais, considerando, naturalmente, as especificidades da missão da futura 'Faz Cultura'", acrescenta a nota.