twitter

Peditório para apoiar doentes com Cancro Digestivo passa pelo Minho

Peditório para apoiar doentes com Cancro Digestivo passa pelo Minho
Fotografia DR

Redação

Publicado em 21 de março de 2024, às 16:54

Também é possível ajudar através do MBWay

Decorre entre 5 e 7 de abril um peditório nacional para apoiar os doentes com cancro digestivo, numa iniciativa da Europacolon Portugal, que vai estar nos distritos de Braga e Viana do Castelo. O destino é angariar fundos para sustentar as atividades diárias e programas de apoio.

Segundo o comunicado enviado ao Diário do Minho, o cancro digestivo (estômago, intestino, fígado, esófago e pâncreas) abrange uma série de condições devastadoras que afetam milhares de indivíduos e as suas famílias. Em Portugal morrem 32 pessoas por dia e surgem 18.828 novos casos todos os anos.

"A nossa missão é garantir que nenhum doente oncológico ou as suas famílias se sintam desamparados nesta jornada desafiante. O peditório nacional é uma oportunidade para a comunidade se unir e demonstrar solidariedade com aqueles que enfrentam estas doenças debilitantes. Cada contribuição, por mais pequena que seja, faz uma diferença significativa na vida dos afetados pelo cancro digestivo", afirma Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal.

Os fundos angariados serão integralmente dedicados a sustentar os programas da Associação, incluindo as duas linhas de apoio telefónico (geral e dedicada a Cuidadores Informais), rastreio oportunístico ao cancro colorretal, grupos de apoio presenciais e online, materiais educativos e eventos de sensibilização.

Além de Braga e Viana do Castelo, o peditório passa ainda por O Peditório realiza-se nos seguintes distritos: Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Évora, Portalegre e Faro. Também é possível fazer a doação através do MBWay: 915785590.