twitter

Iniciativa “A Agro Ama a Ucrânia” promove recolha solidária de bens nos dias do certame

Iniciativa “A Agro Ama a Ucrânia” promove recolha solidária de bens nos dias do certame
Fotografia Avelino Lima

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 23 de fevereiro de 2024, às 15:03

Novas ações incluem também a segunda edição da Caminhada e o envio de outra ambulância

Numa altura em que se assinalam dois anos de conflito na Ucrânia, e em que as ajudas internacionais já começam a diminuir o fôlego, Braga volta a ser desafiada para se unir na ajuda a este massacrado povo, promovendo mais um conjunto de ações que têm o seu epicentro na campanha “Ama a Ucrânia”, uma parceria entre  a UPE- Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano e a InvestBraga, que decorrerá na 56.ª edição da AGRO- Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, de 21 a 24 de março.

Aproveitando a enorme afluência que a mais importante Feira de Agricultura, Pecuária e Alimentação do Norte de Portugal e da Galiza mobiliza, na ordem dos 50 mil visitantes,serão instalados no Altice Forum Braga contentores para a recolha solidária de alimentos, medicamentos e aquecimentos que serão enviados para a Ucrânia.

O administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, avançou, hoje, em conferência de imprensa, que este desafio será estendido às escolas do concelho, estando já confirmada a presença de 10 mil visitantes de escolas e instituições.

«A AGRO tem quase 50 mil visitantes por edição. Se todos forem solidários e contribuírem com um bem as possibilidades são imensas», afirmou Carlos Silva, adiantando também a disponibilidade da InvestBraga para negociar com outros parceiros para que a ajuda chegue o mais rapidamente possível a quem precisa.

Caminhada pela Paz

A esta campanha solidária está intrinsecamante ligada uma outra iniciativa: a segunda edição da “Caminhada pela Vitória e pela Paz na Ucrânia”, que se realiza no dia 23 de março, coexistindo com o período da AGRO, e que volta a ser organizada pela ASAS - Associação Social Acreditar e Sonhar, em parceria com a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e a InvestBraga.

Marta Oliveira reforçou que a ASAS volta a associar-se à causa para ajudar a «combater o efeito de normalização que de dois anos de conflito começam a surtir».

«Esta caminhada pretende continuar a chamar a atenção para o facto de que diariamente continuam pessoas a morrer neste conflito», disse.

O término desta caminhada será precisamente no Altice Forum Braga, estando todos os participantes convidados a visitar a AGRO de forma gratuita, já que a InvestBraga oferece o valor da entrada.

«Depois da caminhada os participantes podem poupar os três euros da entrada e visitar a feira, almoçar na praça da alimentação e conhecer os animais», afirmou Carlos Silva.

A estas duas ações juntar-se-á uma terceira, que consiste no término da campanha “Uma ambulância para a Ucrânia” que, até ao momento, obteve resultados muito positivos, com o envio de quatro ambulâncias para o conflito. O objetivo é encerrar da melhor forma com um esforço final para obter uma ambulância com rampa de acesso para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, destinada a uma instituição ucraniana que acolhe pessoas com deficiência.

O presidente da direção do UPE, Abraão Veloso, esclareceu que a Associação Empresarial de Braga (AEB) também se associou a esta última iniciativa, apelando ao apoio dos seus cerca de 1000 associados, numa ação em que a ajuda dos empresários de Braga e da região pode ser determinante.