twitter

Dia Internacional da Educação assinalado com “Nano Circus”

Dia Internacional da Educação assinalado com “Nano Circus”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2024, às 09:27

Espetáculo inspirado na nanotecnologia, educação e ciência

O município de Braga, em parceria com o INL – Instituto de Nanotecnologia, assinalou o Dia Internacional da Educação com o espetáculo ‘Nano Circus’, desenvolvido pelo projeto Equilibrium Social Circus, um programa de prevenção de problemas de comportamento na adolescência através da metodologia do Circo Social. O Circo Social baseia-se na fusão inovadora entre as artes circenses e a intervenção social, que atua como agente de transformação psicossocial, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências que as disciplinas como o trapézio, o malabarismo e o clown promovem e aprimoram, designadamente cognitivas, psicomotoras e socioemocionais como o sentido de pertença, a confiança, o respeito, a resiliência, a disciplina, o pensamento abstrato, a motricidade fina, a coordenação, bem como o efeito terapêutico do riso.

No ano passado, o projeto Equilibrium SC visitou o INL para uma residência artística, fomentando a troca de conhecimento. Durante esta residência, os adolescentes puderam visitar os laboratórios do INL, proDR porcionando-lhes uma oportunidade única de explorar a nanotecnologia e interagir com cientistas. Numa reviravolta, os cientistas do INL testaram a sua destreza e equilíbrio através das técnicas circenses, descobrindo no processo novas habilidades artísticas. Esta experiência transformadora motivou a equipa do Equilibrium Social Circus a criar um espetáculo inspirado na nanotecnologia, educação e ciência.

A vereadora da Educação do município de Braga esteve presente na apresentação do espetáculo. «Consideramos que seria uma mais valia criar esta espécie de fusão entre o INL, que é uma referência na esfera da ciência e um projeto educativo e social como o Equilibrium Social Circus, para celebrar uma educação que se pretende cada vez mais inclusiva e aberta à comunidade em geral», referiu. Carla Sepúlveda salientou ainda que esta colaboração «é exemplo do trabalho em rede promovido pelo município, mas também do reforço da cooperação, partilha de conhecimento, troca de experiência e de boas práticas entre organizações e entidades».