O Município de Braga prepara-se para comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974 com diversos eventos culturais que decorrem ao longo do ano, todos focados nos temas da Liberdade e da Democracia, visando homenagear os heróis de Abril através da promoção da cultura, das artes e do conhecimento, convidando os cidadãos a participar numa sociedade livre e pluralista, conforme conta em comunicado enviado ao Diário do Minho.
A apresentação do livro "25 de Abril de 1974, quinta-feira", de Alfredo Cunha, será um dos eventos mais marcantes, a decorrer no Theatro Circo em 15 de fevereiro, seguido por uma exposição fotográfica com o mesmo nome na Galeria do Paço, de 2 de março a 2 de maio.
O mês de abril contará com os concertos "Canções de Abril" pela Orquestra de Filarmónica de Braga no dia 24 e Canto d'Aqui no dia 25, ambos na Avenida Central. A Biblioteca de Jardim será palco das oficinas artísticas relacionadas aos 50 anos do 25 de Abril, em parceria com a União de Sindicatos, e no dia 26, haverá uma recriação do Comício 26 de Abril 1974 pelos Malad’arte, na Praça Municipal.
O programa comemorativo é composto por diversas atividades, como o Braga En’Cena, que acontece entre 7 de abril e 8 de outubro no Theatro Circo, desafiando nove companhias de teatro a criar trabalhos sob as temáticas da Revolução de Abril. Além disso, a Mostra Escolar de Artes Performativas "Mapear", que acontecerá de 29 de abril a 4 de maio no Espaço Vita, também será inspirada no tema da revolução.
O programa de Mediação Cultural do Município de Braga – “Atlas”, iniciará uma viagem pela memória através de diversas iniciativas que irão abordar os valores da “Liberdade”, “Democracia”, “Paz” e “Progresso”.
O programa “Descentrar” também dedicará diversas jornadas ao tema do 25 de Abril, com teatro, horas do conto, oficinas e concertos.
Também o Itinerarium, a nova aposta do Município de Braga para o conhecimento do património local, irá dedicar o programa de 20 de Abril ao tema “Símbolos da Resistência”, com o professor da Universidade do Minho, José Manuel Cordeiro.