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Papas de Sarrabulho de Amares foram um autêntico sucesso nas ruas de Braga

Papas de Sarrabulho de Amares foram  um autêntico sucesso nas ruas de Braga
Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 27 de janeiro de 2024, às 18:53

Reservas já estão praticamente esgotadas nas unidades de alojamento local de amares

Bracarenses e turistas ficaram hoje rendidos à deliciosa iguaria tipicamente minhota, que entre 10 e 13 de fevereiro será servida na 20.ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho, em Amares.

Como vem sendo tradição, a ação promocional decorreu em pleno centro de Braga, no Pop Up Store, no Largo Barão de São Martinho, e não houve mãos a medir para os restaurantes de Caldelas e Vale do Homem, que marcaram presença na iniciativa, oferecendo a quem passava a oportunidade de experimentar o Sarrabulho amarense.

O vereador do Turismo da Câmara Municipal de Amares, Delfim Ferreira, afirmou que são aguardadas mais de 30 mil pessoas em Amares ao longo dos quatro dias de um certame que leva já 20 anos de tradição.

«Este ano a ação promocional em Braga está a ter resultados ainda melhores porque estamos com um tempo quase primaveril e há uma multidão de pessoas a passear pela Avenida Central», disse o responsável do Turismo, acrescentando que «embora o festival seja adulto e consolidado, a ação promocional em Braga ainda é fundamental para chegar a mais pessoas, sobretudo novos moradores, imigrantes e estrangeiros»

De resto, Delfim Ferreira lembrou que «a aposta não é apenas nas Papas de Sarrabulho enquanto iguaria, mas na complementaridade com os vinhos verdes de Amares, que são vinhos de eleição cada vez mais procurados».

Acrescentou que em Amares o alojamento local já tem reservas esgotadas por causa do Festival, algumas com um ano de antecedência, e que se intensificaram por causa do Carnaval, num reforço do turismo que se estende aos concelhos em torno de Amares.

«Ao promovernos Amares estamos a promover o turismo no Minho e no norte de Portugal», realçou.

Por seu turno, o vereador Altino Bessa, do Município de Braga, adiantou que a cidade está sempre de portas abertas para apoiar os municípios vizinhos na promoção dos seus produtos e tradições.

«Temos sempre a abertura de disponibilizar este espaço cedido em parceria com a Associação Empresarial de Braga (AEB) para a dinamização económica dos vários agentes  do concelho e as solicitações são sempre muitas e variadas, mas nunca deixamos de o disponibilizar aos municípios vizinhos, em particular os membros da CIM Cávado que aqui queiram dinamizar as suas atividades, incentivando à visita ao seu território», disse.

Altino Bessa considera que as Papas de Sarrabulho de Amares são já uma tradição em Braga tal como a presença no Posto de Turismo da cidade dos tradicionais Lenços dos Namorados de Vila Verde.

«O objetivo é crescermos todos juntos e intensificarmos a atividade económica, divulgando as nossas tradições do Minho», disse.

Também o presidente da AEB, Daniel Vilaça, recordou que «esta é já a vigésima edição do festival que associação organiza em parceria com a Câmara de Amares, reforçando que se trata de um evento que «não só pretende dinamizar a economia, mas também preservar um prato regional que marca a nossa identidade».

«Trata-se de um dos mais importantes festivais gastronómicos que fazemos na nossa região, com um impacto económico já muito relevante, na ordem dos 500 mil euros, e que mexe não apenas com a parte gastronómica, mas também com a hotelaria e o comércio da região», argumentou.

Para Daniel Vilaça «são eventos como estes que nos diferenciam e é a nossa identidade que é revelada através da nossa gastronomia».

Já Marco Sousa, diretor operacional da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal  considerou que o Festival das Papas de Sarrabulho tem vindo a conquistar uma cada vez maior notoriedade, o que  levou a Entidade, a contribuir como seu apoio à Câmara Municipal de Amares para a divulgação do mesmo.

«Queremos ajudar na promoção do Festival e, acima de tudo, qualificálo e criar melhores condições para os visitantes», afirmou, acrescentando que «a Câmara tem feito um esforço crescente e a Entidade de Turismo Porto e Norte, reconhece esse esforço e tambémquer participar e apoiar».

Para Marco Sousa, dada a época em que o festival se realiza, menos favorável para o negócio, é importante  reconhecer e continuar a  apostar neste evento que gera um impacto crescente a nível da ocupação hoteleira não apenas em Amares, mas em Braga e Vila Verde, em virtude dos cerca de 30 mil visitantes que atrai à região.