twitter

Rede Europeia da Semana Santa e Páscoa dá visibilidade às oficinas de artesanato

Rede Europeia da Semana Santa e Páscoa dá visibilidade às oficinas de artesanato
Fotografia DR

Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2024, às 09:28

Nas oficinas de artesanato foram colocados selos com um código qR , que remete para um guia, criado para a divulgação

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, de que Braga faz parte, tem realizado  uma série de atividades para realçar o valor do artesanato. Entre as ações, destaque para a sinalização das oficinas de artesanato nas cidades parceiras e da elaboração de um guia, sendo que as duas coisas estão interligadas com o QR Code. Assim, rede implementou sinalética própria nas oficinas que lhe estão associadas. Segundo informações enviadas ao Diário do Minho, no total, foram identificados cinquenta espaços onde se colocou um selo autocolante com o logótipo da Rede Europeia. Este selo tem um código QR que remete para um guia onde se pode obter informação mais pormenorizada sobre o artesanato e suas manifestações contemporâneas na Rede Europeia.

 Ainda de acordo com a Rede de celebrações da Semana Santa e Páscoa, os espaços de artesanato localizados nos municípios dos países membros da Rede Europeia, incluemoficinas de bordado, madeira, tambores, escultura, ourivesaria, talha, alfaiataria, pintura, entre outros. «Este é mais um passo para dar visibilidade a todas estas oficinas que fazem parte desta rede e cujo trabalho é realizado durante todo o ano, sendo, em alguns casos, um sector de importância económica nos respetivos municípios. Graças a esta sinalética, valoriza-se todo um conjunto de recursos que fazem parte do legado tangível e intangível relacionado com as tradições ligadas à Semana», pode ler-se. Recorde-se que a Rede inclui, entre as suas linhas de atuação, a valorização das tradições artesanais ligadas às celebrações da Semana Santa. Em resultado disso, às ações recentemente realizadas junta-se a desenvolvida no mês de maio de 2024, que incluiu um programa de intercâmbio para mais de vinte jovens europeus oriundos de Espanha, Turquia, Roménia, Sérvia, Croácia, Itália, Dinamarca e Eslovénia. 

 

Guia

 A Rede Europeia também elaborou um guia intitulada “O artesanato e suas manifestações contemporâneas”, com o objetivo de dar visibilidade às oficinas de artesanato que, herdeiras deste património, continuam em atividade e são peça fundamental na preservação do património. Estas oficinas estão abertas e podem ser visitadas ao longo de todo o ano, mostrando e promovendo as tradições da Semana Santa. Esta é uma forma de valorizar não só o trabalho dos artesãos, mas também o artesanato em si.