O PAN- Pessoas, Animais, Natureza está empenhado em «sentar as causas do distrito de Braga no Parlamento», elegendo como prioridades a habitação, a saúde, a educação, e obviamente, as causas ambientais.
O líder da lista por Braga do partido ambientalista, Rafael Pinto, salientou que o distrito não tem nenhum deputado que represente as causas sociais progressivas em Lisboa, sendo imprescindível levar bandeiras como «a igualdade de género, o combate às alterações climáticas e o bem-estar animal».
«Queremos também representar os nossos jovens e lutar por uma habitação acessível para todos, programas para os jovens e aumento da habitação pública», afirmou Rafael Pinto, acrescentando que «outro dos grandes objetivos do PAN é que «Braga seja um distrito conectado por transportes públicos e que consiga garantir condições de vida à nossa população para que os s jovens não precisem de continuar a emigrar para ter acesso ao emprego».
A lista hoje apresentada pelo PAN no Tribunal de Braga mantém-se semelhante à de 2022, com Rafael Pinto como cabeça de lista. Natural de Celorico de Basto, Rafael Pinto, de 27 anos, foi o candidato do distrito às legislativas de 2019, 2022 e à presidência da Câmara de Braga em 2021.
Sandra Pimenta apresenta-se como número dois, enquanto voz da concelhia de Famalicão, ao passo que, como número três integra a lista Tiago Teixeira, deputado do PAN à Assembleia Municipal de Braga.
«A lista é maioritariamente composta por membros dos concelhos do Quadrilátero e por membros da Comissão Política Distrital. É uma lista de estabilidade, uma lista de pessoas experientes que desde o final de 2018 estão a trabalhar o distrito, na rua e conhecem o terreno, sendo altamente comprometidas em melhorar a vida das pessoas porque é para isso que nós estamos na política», argumentou Rafael Pinto.
Programas de combate à pobreza energética
O cabeça de lista do PAN por Braga insiste que a distrital foi fundada «com o objetivo muito claro de melhorar a vida da população no distrito de Braga» e agora com mais experiência, o PAN afirma-se «cada vez mais capacitado para o fazer».
«A nossa grande prioridade nesta campanha para o distrito será a habitação porque sabemos que uma grande parte da população gasta uma percentagem demasiado elevada dos seus rendimentos com a habitação», afirmou, acrescentando que «os jovens não se conseguem emancipar nem pagar uma renda com o seu salário».
Rafael Pinto sublinhou que o PAN tem também lutado por programas de combate à pobreza energética «para que ninguém tenha que passar frio em casa».
«Já conseguimos aplicar algumas das medidas aqui em Braga num programa que, ao final de quatro anos poderá ajudar cerca de 1000 famílias, mas precisamos de mais, por isso é que precisamos de um representante no Parlamento para garantir que a vida das pessoas do nosso distrito melhora», argumentou.
A ligação do distrito através dos transportes públicos é outra das bandeiras do PAN, que defende que tal ajudaria a «olear o elevador social, a reduzir as despesas da população e a combater as desigualdades sociais no acesso a serviços, à cultura, ao emprego». Na lista de prioridades do partido estão também o combate às alterações climáticas, a melhoria da qualidade do ar nas cidades; mais investimento na saúde e nos hospitais e valorizçaão das carreiras dos profissionais.