twitter

Câmara de Braga vai transferir 770 mil euros para as freguesias

Câmara de Braga vai transferir 770 mil euros para as freguesias
Fotografia Avelino Lima

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 19 de janeiro de 2024, às 15:14

Tratam-se de obras que, segundo a autarquia, visam contribuir para o desenvolvimento mais coeso e sustentável do concelho.

A Câmara Municipal de Braga vai analisar na segunda-feira, dia 22 de janeiro, em sede de Reunião Executivo, a transferência de cerca de 770 mil euros para a realização de obras em diversas freguesias. Neste conjunto de apoios estão consideradas obras que visam contribuir para o desenvolvimento mais coeso e sustentável do concelho.

Em comunicado, a autarquia avança que, no que diz respeito aos apoios directos, destaque para a transferência de 336 278,63 euros para a requalificação do adro e do parque da Igreja de Merelim S. Pedro, e 300 mil euros para a ampliação do cemitério da Freguesia de Tadim. À Junta de Adaúfe vai ser atribuído um apoio de 24 541,92 euros, para trabalhos realizados em terreno adjacente à rua do Parque Industrial de Adaúfe. Já a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe vai ser atribuído um financiamento de 19 525,09 euros, para intervenções na Piscina de Dume.

No pacote financeiro incluem-se ainda os seguintes apoios: 11 448 euros para a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves realizar a requalificação da rotunda da rua Frei José Vilaça (Igreja de Ferreiros); 9 024,01 euros para a União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães financiar o projeto do Centro de Actividades de Lamaçães; 8 878,02 euros para a União de Freguesias de Lomar e Arcos instalar ar condicionado na EB1 e no refeitório do JI de Arcos; e 6 960 euros para a Junta de Freguesia de Tadim fazer o espaço verde no loteamento da Rua da União.

A União de Freguesias de Nogueiró e Tenões vai receber 5 546,81 euros para intervenções na piscina de Nogueiró; a União de Freguesias de Merelim (S. Pedro) e Frossos 5 212,19 euros, para intervenções na piscina de Merelim S. Pedro; a União de Freguesias de Guisande e Oliveira (S. Pedro) 3 309 euros, para trabalhos de limpeza e reparação de buracos; a União de Freguesias de Merelim S. Paio, Panóias e Parada de Tibães vai receber 3 100 euros, para a substituição de abrigo de passageiros na Rua da Bouça, Merelim S. Paio.

Já à Junta de Freguesia de Adaúfe vai ser atribuído um apoio de 2 964,57 euros para o prolongamento da rede de águas pluviais na Av. Imaculada Conceição; à União de Freguesias de Crespos e Pousada 1 422,52 euros, para apoiar a pintura interior do cemitério de Pousada; e à Junta de Freguesia de Tebosa 1 150 euros, para a Instalação de videoporteiro na EB1 de Tebosa.

Quanto aos contratos interadministrativos de delegação de competências, o Executivo Municipal vai apreciar as propostas de atribuição de 10 249,96 euros à Junta de Freguesia de Tadim, para reparação de passagens desniveladas; de 9 133 euros à União de Freguesias de Escudeiros e Penso (Sto. Estêvão e S. Vicente), para os honorários/projeto de repavimentação da Rua das Quebradas; de 6 334,19 euros à Junta de Freguesia de Figueiredo, para os honorários/projeto de alargamento, pavimentação e Rede de Águas Pluviais da Travessa das Pedreiras; e de 2 078,08 euros à Junta de Freguesia de Priscos como reforço de apoio à execução do Ramal de Águas Pluviais, Repavimentação e Alargamento da Rua Casa Nova.

Da ordem de trabalhos faz ainda parte a proposta de atribuição de um apoio financeiro de 1 862,84 euros ao Núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas.