Aquele que já foi considerado dos maiores túneis rodoviários da Península Ibérica, reabre em maio deste ano, após mais de oito meses encerrado para obras.
O Túnel da Avenida da Liberdade, em Braga, considerado uma das principais artérias da cidade, foi construído há quase 30 anos e nunca tinha sofrido obras de requalificação. « Estamos a proceder à mudança na estrutura que não se vê, mas que é essa que nos dá segurança na circulação no túnel», afirmou Olga Pereira, vereadora da mobilidade da Câmara Municipal de Braga, em declarações ao Diário do Minho.
A obra, inicialmente orçada em 5,3 milhões de euros, compreende a recuperação das paredes e muros do túnel e a repavimentação, assim como a instalação de uma rede de CCTV (videovigilância) e de controlo e contagem do trânsito, não esquecendo melhorias no sistema de ventilação.
A vereadora Olga Pereira referiu ainda que, mais importante do que melhorar as condições de conforto e comodidade para quem circula naquele troço, já havia urgência na requalificação da estrutura para que a segurança seja totalmente garantida.
Também em declarações ao DM, o engenheiro Frederico Dias, Fiscal da Obra, passou a explicar mais detalhadamente todo o processo e falou também na necessidade desta intervenção num túnel tão movimentado como este. «As coisas têm um período de vida a vão precisando de renovações cíclicas. 30 anos é uma geração.», afirmou o engenheiro.
Até ao momento, é possível verificar que a nível de infraestruturas e no que diz respeito a águas pluviais e à desativação das redes que existiam de combate a incêndios e ventilação, o trabalho está adiantado.
A parte mais estética desta operação vai ser feita nos próximos meses e, como referiu o engenheiro, a população vai poder verificar maior luminosidade ao longo do troço, as entradas vão ser em cerâmica e o revestimento das paredes será ventilado.
O túnel da Avenida da Liberdade foi inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 metros. Com uma extensão de 1,15 quilómetros, assegura um dos principais acessos a Braga, desde a Circular Norte (Avenida António Macedo) e o centro da Cidade (Avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central.
Esta infraestrutura está encerrada desde agosto de 2023 e está englobada na requalificação geral do toda a extensão da Avenida da Liberdade de Braga, que teve início em maio e com término previsto para o mesmo mês deste ano.
Sem contratempos e tudo a correr como planeado, os responsáveis afirmam que a data prevista para a conclusão da obra será cumprida.