São precisos mais jovens no Parlamento e lutar por uma equidade ao nível do género. O alerta foi dado por Firmino Marques, deputado à Assembleia da República e que, em Braga, já exerceu os cargos de presidente da Junta de Freguesia de S. Victor e de vice-presidente e vereador da Câmara Municipal.
Dirigindo-se aos alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária Sá de Miranda, durante o debate “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, Firmino Marques começou por lembrar a importância da Secundária Sá de Miranda na história do país, vincando o seu contributo para a democracia. «Aqui foi criada a primeira Associação de Estudantes a norte a seguir ao Porto », disse. A esta eleição, recordou, «concorreram 16 listas». «Eu encabecei a lista E, que ganhou com 60% dos votos, pelo que fui o primeiro presidente da Associação de Estudantes desta escola, em 1976/1977», referiu.
Na sessão, o deputado sensibilizou os alunos para a importância de votar e lutar pela manutenção da democracia conquistada há quase 50 anos. «Há cuidados a ter para preservar a democracia. Para tal, o melhor é participarmos», referiu.
Firmino Marques explicou ainda os alunos que é importante que os mais novos se envolvam na política, motivo pelo qual decidiu não se recandidatar a deputado nas próximas eleições. «Não vou concorrer por vontade própria porque acho que é preciso renovar. Há sempre muito para fazer e de importante. Vale a pena porque podemos participar na gestão das nossas leis, mas também é cansativo e há alturas em que temos de saber dar lugar a outros mais novos», sustentou.
A importância deste rejuvenescimento fica patente nos números; atualmente, o Parlamento conta com 230 deputados, sendo que apenas dois têm entre 18 e 25 anos de idade. Destes 230, 146 são do sexo masculino e 84 do sexo feminino o que também mostra a necessidade de captar as mulheres, alcançando uma maior equidade.
Neste debate, os alunos ficaram ainda a saber algumas curiosidades acerca da Assembleia da República, entre estas que o Plenário reúne três vezes por semana, e de que forma se organizam os trabalhos parlamentares.
A diretora da Escola Secundária Sá de Miranda e do Agrupamento também marcou presença neste encontro, tendo enaltecido o mesmo. «É importante falarmos da casa da democracia, do Parlamento e do que foi o trabalho do convidado [Firmino Marques] enquanto aluno desta escola e o impacto que a revolução do 25 de Abril teve nesta escola. Espero que aproveitem bem este dia de debate e reflitam a importância para desenvolverem o sentido crítico porque no futuro terão de tomar decisões e isso obriga a ouvir diferentes áreas de intervenção para que tomem depois uma decisão consciente e fundamentada», disse Margarida Antonieta.
O Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República em articulação com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o objetivo de promover e incentivar o trabalho democrático junto dos alunos do Ensino Básico e Secundário.