twitter

Deputado Firmino Marques alerta que são precisos «mais jovens no Parlamento»

Deputado Firmino Marques alerta que são precisos «mais jovens no Parlamento»
Fotografia DM

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 16 de janeiro de 2024, às 11:28

Sessão na Escola Secundária Sá de Miranda esclareceu alunos sobre a Assembleia da República.

São precisos mais jovens no Parlamento e lutar por uma equidade ao nível do género. O alerta foi dado por Firmino Marques, deputado à Assembleia da República e que, em Braga, já exerceu os cargos de presidente da Junta de Freguesia de S. Victor e de vice-presidente e vereador da Câmara Municipal.

Dirigindo-se aos alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária Sá de Miranda, durante o debate “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, Firmino Marques começou por lembrar a importância da Secundária Sá de Miranda na história do país, vincando o seu contributo para a democracia. «Aqui foi criada a primeira Associação de Estudantes a norte a seguir ao Porto », disse. A esta eleição, recordou, «concorreram 16 listas». «Eu encabecei a lista E, que ganhou com 60% dos votos, pelo que fui o primeiro presidente da Associação de Estudantes desta escola, em 1976/1977», referiu.

Na sessão, o deputado sensibilizou os alunos para a importância de votar e lutar pela manutenção da democracia conquistada há quase 50 anos. «Há cuidados a ter para preservar a democracia. Para tal, o melhor é participarmos», referiu.

Firmino Marques explicou ainda os alunos que é importante que os mais novos se envolvam na política, motivo pelo qual decidiu não se recandidatar a deputado nas próximas eleições. «Não vou concorrer por vontade própria porque acho que é preciso renovar. Há sempre muito para fazer e de importante. Vale a pena porque podemos participar na gestão das nossas leis, mas também é cansativo e há alturas em que temos de saber dar lugar a outros mais novos», sustentou.

A importância deste rejuvenescimento fica patente nos números; atualmente, o Parlamento conta com 230 deputados, sendo que apenas dois têm entre 18 e 25 anos de idade. Destes 230, 146 são do sexo masculino e 84 do sexo feminino o que também mostra a necessidade de captar as mulheres, alcançando uma maior equidade.

Neste debate, os alunos ficaram ainda a saber algumas curiosidades acerca da Assembleia da República, entre estas que o Plenário reúne três vezes por semana, e de que forma se organizam os trabalhos parlamentares.

A diretora da Escola Secundária Sá de Miranda e do Agrupamento também marcou presença neste encontro, tendo enaltecido o mesmo. «É importante falarmos da casa da democracia, do Parlamento e do que foi o trabalho do convidado [Firmino Marques] enquanto aluno desta escola e o impacto que a revolução do 25 de Abril teve nesta escola. Espero que aproveitem bem este dia de debate e reflitam a importância para desenvolverem o sentido crítico porque no futuro terão de tomar decisões e isso obriga a ouvir diferentes áreas de intervenção para que tomem depois uma decisão consciente e fundamentada», disse Margarida Antonieta.

O Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República em articulação com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o objetivo de promover e incentivar o trabalho democrático junto dos alunos do Ensino Básico e Secundário.