twitter

II Olimpíadas da Engenharia desafiam alunos da UMinho para competição interdisciplinar

II Olimpíadas da Engenharia desafiam alunos  da UMinho para competição interdisciplinar
Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 09 de janeiro de 2024, às 18:11

Iniciativa decorre nos dias 6 e 7 de fevereiro, no campus de Azurém da UMinho, reunindo alunos de Braga e Guimarães

O Student Branch do IEEE da Universidade do Minho (UMinho) organiza, nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro, a segunda edição das Olimpíadas da Engenharia, uma competição interdisciplinar que envolve todos os cursos de Engenharia da instituição, que se reunirão no campus de Azurém, em Guimarães, para resolver um desafio prático que exige competências específicas nessas áreas.

Trata-se de um evento organizado por alunos e para alunos, mas que conta com o acompanhamento constante dos docentes dos diversos departamentos da Escola de Engenharia, que além de prestarem apoio na construção/redação dos desafios, também constituem o júri que avaliará as soluções apresentadas pelas 12 equipas que estarão em competição ao longo dos dois dias do evento.

Sara Salgado, do Student Branch do IEEE da Universidade do Minho revelou ao Diário do Minho que «há um docente de cada departamento de Engenharia da UMinho que tem vindo a reunir com a equipa de alunos do IEEE para construir os desafios, acrescentando ou reduzindo dificuldade, definindo materiais a disponibilizar aos alunos e acrescentando elementos diferenciadores ao problema proposto».

Sara Salgado adiantou que a edição 2023 foi «um enorme sucesso e conseguiu englobar uma grande variedade de áreas da Engenharia na resolução de um desafio teórico, num único dia de competição».

Este ano a organização resolveu alargar o período de realização do evento para dois dias, dedicando as primeiras 24 horas à resolução do desafio proposto, que contrariamente ao ano passado será um problema prático que abordará obrigatoriamente questões de engenharia do mundo real. No segundo dia  terá lugar uma Feira de Emprego que contará com a presença de empresas de vários setores, permitindo uma comunicação mais eficiente entre alunos e mercado de trabalho e possibilitando a concretização de estágios de Verão e de final de curso.

«A ideia é fazer com que os alunos das várias engenharias interajam entre si para adquirir competências de outras áreas, possam melhorar os conhecimentos na sua própria área de estudo e praticar os conteúdos teóricos adquiridos em sala de aula», explicou Sara Salgado, acrescentando que o evento proporciona ainda uma oportunidade única para desenvolver habilidades essenciais, como o trabalho em equipa e resolução de problemas, enriquecendo não só a sua experiência pessoal, como as perspetivas sobre as diferentes disciplinas da Engenharia.

As equipas são constituídas por alunos de todos os anos, mas tendo em conta a dificuldade dos desafios, são maioritariamente compostas por estudantes do  2.º ao 5.º ano dos cursos, constituindo um total de 12 equipas de seis a sete elementos cada.

O evento é totalmente gratuito para os alunos, incluindo refeições e transporte entre os campus de Gualtar e Azurém e juntará estudantes de Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica, Engenharia Física, Engenharia Civil, Engenharia de Polímeros, Engenharia Têxtil, entre outros.

«Este ano, como iremos enfatizar o domínio prático e seria extremamente difícil englobar todas as áreas num único desafio, optámos por criar três desafios diferentes que conjugará diversos domínios da Engenharia, isto após um desafio inicial que permitirá a realização de um “ranking” das equipas», esclareceu Sara Salgado.

Será com base nos resultados desse ranking que cada equipa terá depois a hipótese de escolher o desafio que pretende resolver, desde que todos os membros da equipa tenham a possibilidade de oferecer o seu contributo para a resolução do problema.