twitter

Braga volta a concretizar pedidos de pessoas institucionalizadas

Braga volta a concretizar pedidos de pessoas institucionalizadas galeria icon Ver Galeria
Fotografia Matilde Veiga

Publicado em 05 de janeiro de 2024, às 16:10

Este ano foram 125 sonhos concretizados

Os utentes da APPACDM de Gualtar receberam esta tarde, nas suas instalações, os presentes “sonhados” através da iniciativa solidária “Árvore dos Sonhos de Natal dos Biscainhos”.

Esta ação solidária que conta com a ajuda dos comerciantes da Rua dos Biscainhos, o apoio da Câmara Municipal de Braga e do Museu dos Biscainhos concretizou, mais um ano, os sonhos de Natal de utentes de seis instituições de Braga, cujos pedidos estiveram afixados em cartões na Árvore de Natal instalada à entrada do Museu dos Biscainhos. Este projeto ofereceu, nesta 6ª edição, incicialmente 105 presentes, número que foi alargado aos 125 devido à rapidez da realização destes pedidos.

São instituições distintas, três delas ligadas à APPACDM (São Lázaro, Gualtar e Fraião), Centro Novais e Sousa, Centro Cultural de Santo Adrião e a Fundação Bonfim.

Esta iniciativa, inserida na quadra natalícia procura promover a solidariedade entre todos, onde os pedidos dos utentes institucionalizados são tornados realidade por pessoas anónimas que querem fazer alguém feliz. “Pessoas anónimas que não sabemos quem são, foram comprar e satisfazer o desejo de alguém que não conhecem, através de um papel em que apenas consta um nome, sem rosto”, indicou o vereador Altino Bessa que esteve presente e foi recebido calorosamente pelos utentes que cantaram as janeiras. 

De seguida, o responsável autárquico entregou ao utentes Paulo e Lurdes, os presentes que colocaram na árvore: um CD oferecido e autografado pelo Zé Amaro e um do Augusto Canário. Também a utente Lurdes foi presenteada com duas camisolas de malha e umas calças.

“Há uma pessoa que está por dentrar daquele papel e que quer a realização de um sonho e é isso que nós tentamos concretizar”, refere Altino Bessa.

A iniciativa decorreu de 30 de novembro até 5 de janeiro.