twitter

Empresas municipais de Braga são aliados “preciosos” da Câmara

Empresas municipais de Braga são aliados “preciosos” da Câmara
Fotografia Arquivo DM

Joaquim Martins Fernandes

Jornalista

Publicado em 29 de dezembro de 2023, às 09:57

Afirmou presidente da Câmara de Braga na sessão da Assembleia Municipal desta quinta-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirmou na quarta-feira que «as empresas municipais são preciosíssimos aliados da Câmara na promoção e no desenvolvimento das políticas municipais nas mais diversas atividades e que visam a melhoria da qualidade de vida dos bracarenses».

Ricardo Rio, que falava na sessão extraordinária da Assembleia Municipal que aprovou os contratos-programa entre a Câmara Municipal de Braga e o Theatro Circo, a BragaHabit - Empresa Municipal de Habitação de Braga e a InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica de Braga para o ano de 2024, assegurou que as comparticipações financeiras para as três empresas traduzem «o mérito do trabalho que tem sido feito pelas empresas municipais».

O chefe do Executivo Municipal destacou, a esse propósito, o crescimento dos apoios que têm sido disponibilizados pela BragaHabit, no acesso à habitação dos agregados familiares mais pobres. «Em 2023, a BragaHabit apoia quase 2400 famílias [no acesso a uma habitação condigna]. É o quase o dobro dos apoios de 2021. É um crescimento enorme, que é acompanhado pelo aumento do valor do apoio mensal a cada família», destacou o presidente da Câmara Municipal de Braga, depois de o deputado municipal João Nogueira, do Partido Socialista, ter considerado que a empresa que gere o parque habitacional de Braga vai ter «pouco» financiamento dos cofres municipais, uma vez que, em 2024, terá «praticamente a mesma verba» que lhe foi atribuída em 2023.

Na análise que foi feita ao financiamento das empresas municipais, coube ao deputado do PSD, Rui Marques, defender as opções da gestão municipal liderada pela coligação “Juntos por Braga”. O também diretor-geral da Associação Empresarial de Braga afirmou que «o modelo de governação das empresas municipais tem sido uma mais-valia na gestão municipal liderada por Ricardo Rio», com as entidades empresariais do Município de Braga «a contribuir para a melhoria da qualidade e para os ganhos de eficiência» nas diversas áreas da governação.