twitter

Braga lidera em Portugal projeto europeu sobre turismo sustentável

Braga lidera em Portugal projeto europeu sobre turismo sustentável
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 14 de dezembro de 2023, às 14:46

O objetivo é aumentar a coesão territorial e evitar os efeitos negativos provenientes do turismo de massas.

A Câmara Municipal de Braga é o líder português de um projeto que uniu em Ourense, na Espanha, dez entidades do Espaço Atlântico para trabalhar num novo conceito estratégico para um turismo sustentável. O objetivo é aumentar a coesão territorial e evitar os efeitos negativos provenientes do turismo de massas.

O projeto ‘POST’ visa identificar e desenvolver os conceitos de "turismo à medida" e "turismo policêntrico", com o objetivo de gerar produtos turísticos de excelência que não só chamem a atenção do mercado de qualidade e elevado poder de compra, mas que redistribuam os fluxos e receitas turísticas. O ‘POST’ é co-financiado pelo Interreg Espaço Atlântico e e dinamizado pelo Eixo Atlântico, associação transfronteiriça de municípios da Galiza e do Norte de Portugal. O projeto despertou também o interesse da área do turismo da Comissão Europeia, que manifestou o seu interesse em acompanhar o andamento do projeto.

A reunião em Ourense foi coordenada pela Deputação de Ourense e contou com a presença de todas as regiões parceiras, provenientes de Portugal, Irlanda, França e Espanha: o Eixo Atlântico e a Deputação de Ourense, em Espanha, o município de Braga, o Turismo Porto e Norte e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal, o município de Dun Laoghaire e a ATU: Atlantic Technological University, na Irlanda, e o Atlantic Cities e o PETR Ouest Charente, em França. Todos as regiões parceiras têm uma característica comum: são regiões com uma economia fortemente baseada nos serviços onde o setor do turismo tem um forte peso no seu PIB, um setor turístico, além disso, baseado no seu património natural e cultural.

A nível administrativo, o ‘POST’ vai contar com um orçamento total de 1 547 964,45 euros para desenvolver as suas atividades ao longo de quatro anos. 75% do orçamento total é co-financiado pelo FEDER, através do programa Interreg Espaço Atlântico.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Braga refere que, no caso do concelho, "a liderança deve-se aos principais desafios relacionados com o impacto sustentável proveniente do turismo". "Ao aderir a esta parceria, Braga aumenta a sua concordância com os princípios de uma Estratégia de Turismo Sustentável e irá trocar experiências no âmbito do tema deste projeto, permitindo ao município contactar com diferentes abordagens estratégicas e integrar uma rede especializada", acrescenta.