Braga é vista como uma das melhores cidades europeias para viver. De acordo com um estudo realizado pela Comissão Europeia sobre a qualidade de vida nas cidades europeias, 94% das pessoas que residem no concelho consideram Braga um bom local para se viver.
As conclusões resultam do inquérito que teve por base mais de 70 mil entrevistas e a análise de 22 critérios que avaliam a qualidade de vida e a satisfação dos cidadãos de 83 cidades da União Europeia, com diversos aspectos da vida urbana, como emprego, segurança, transporte público, cuidados de saúde, acesso à habitação e poluição.
Braga é também uma das cidades que mais evolui na receptividade a cidadãos estrangeiros. No ranking das cidades que são consideradas um bom lugar para imigrantes de outros países viverem, Braga ocupa a terceira posição com 89%, depois de Cardiff (95%) e Lisboa (90%).
Para jovens casais com filhos, Braga ocupa o 3.º lugar, com 95% dos entrevistados a considerar que a Cidade dispõe de boas condições, numa lista liderada por Cardiff (96%). Braga destaca-se também no top 10 do capítulo das cidades com melhor qualidade de vida para a população idosa, ocupando o 9.º lugar, com 91%. No capítulo da segurança, Braga surge em 9.º lugar com 84% dos inquiridos a afirmarem que se sentem seguros à noite na cidade, numa lista encabeçada por Copenhaga (97%).
O relatório da Comissão Europeia apresenta as principais conclusões do sexto inquérito sobre a qualidade de vida das cidades europeias. O inquérito abrange 83 cidades da UE, dos países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), do Reino Unido, dos Balcãs Ocidentais e da Turquia e permite a comparação com a última edição do inquérito, realizada em 2019.