O município de Braga candidatou-se ao reconhecimento da sua política de sustentabilidade, através do programa 'Green Destinations Awards', e acabou reconhecido com o 'Green Destinations Platinum Award'. Braga foi ainda abrangida na lista final do Top 100 Destinations Sustainability Stories, através da História de Boas Práticas que levou a concurso.
O 'Green Destinations Awards' é um programa que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis a nível internacional, respeitando uma série de critérios de sustentabilidade, ambientais, sociais e económicos, e fornecendo recomendações para a sua melhoria. O processo de resposta a 84 critérios de sustentabilidade, com o intuito de ser alvo de uma auditoria independente, foi para a autarquia, segundo comunicado, «um reconhecimento dos esforços do município em manter a sua atratividade, onde não são medidos apenas aspectos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão locais que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentáveis transversais a todas as áreas do município".
Braga foi ainda abrangida na lista final do Top 100 Destinations Sustainability Stories, através da História de Boas Práticas que levou a concurso. Esta História encontra-se actualmente a concorrer a um dos prémios que vão ser entregues numa das maiores feiras internacionais de turismo do mundo, a ITB Berlim, que decorrerá em Março de 2024.
A autarquia refere que «esta distinção é uma enorme conquista em direção a um dos objectivos do município de Braga, que passa pela máxima certificação de sustentabilidade totalmente suportada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com as normas internacionais ditadas pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC)». «O objetivo é alavancar e melhorar o envolvimento de todas as partes interessadas, bem como assegurar que os esforços de sustentabilidade estejam alinhados com as necessidades e prioridades locais», acrescenta a nota.