twitter

Arquidiocese e Câmara Municipal expressam vontade de convivência frutuosa

Arquidiocese e Câmara Municipal expressam vontade de convivência frutuosa
Fotografia Avelino Lima

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 06 de dezembro de 2023, às 09:25

Cabido cumpre tradição da oferta de cestos de fruta.

As autoridades religiosas e civis de Braga cumpriram ontem a tradição de celebrar conjuntamente o Dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade. Depois da Eucaristia, o deão da Sé procedeu, na Capela de S. Geraldo, à habitual oferta de cestos de fruta, à Câmara Municipal e à Arquidiocese, numa evocação do “milagre da fruta” de S. Geraldo.

Na ocasião, o cónego José Paulo Abreu recordou S. Geraldo como «alguém que amou a Diocese e a cidade e por ela fez tudo» e apontou este dia como uma oportunidade para agradecer aos sucessores de S. Geraldo, numa Arquidiocese metropolita «com um peso que é essencialmente serviço». «Mas para além desta vertente espiritual muito forte, Braga é uma cidade que se impõe pela sua grandeza, pela sua dimensão», acrescentou.

O deão agradeceu a todos quantos têm responsabilidade sobre a Cidade e a Arquidiocese e trabalham para que estas duas Instituições sejam «prósperas, vivas e dinâmicas», e notou que o Cabido também se sente parte deste contributo, seja pelo que realiza, seja pelos visitantes que atrai. Desde o início do ano até ontem, a Sé de Braga recebeu a visita de 179 mil pessoas com bilhete. A cobrança da entrada, referiu o deão, é essencial para pagar as despesas de manutenção e as imprevistas.

Sameiro Araújo, em representação da Câmara Municipal de Braga, manifestou a «felicidade» do Município por ser possível manter uma tradição que «vem de há longos anos» e que conta com a participação de muitos bracarenses nas diversas iniciativas.

Além da representação do "milagre da fruta", protagonizada por centenas de crianças na Sé, e da celebração da Eucaristia, a comemoração do padroeiro da cidade de Braga ficou ainda marcada por um concerto, à noite.

A vice-presidente da autarquia aproveitou o momento para agradecer ao Cabido a parceria com o Município nas comemorações do padroeiro S. Geraldo e expressou o desejo que esta ligação se frutifique ainda mais no futuro. «Só trabalhando em conjunto conseguimos fazer de Braga uma cidade cada vez mais feliz. Que o "milagre da fruta" do S. Geraldo se transforme nos nossos corações no milagre da amizade, do amor, companheirismo, da solidariedade», acrescentou.

No final da cerimónia, o Arcebispo de Braga enalteceu e agradeceu a presença das autoridades civis, numa celebração «original» que congrega no «mesmo sentir e construir do bem-comum». Evocando o exemplo de S. Geraldo, D. José Cordeiro incentivou a cuidar das pessoas que vivem na cidade e das que vêm de fora, num trabalho que não deixe ninguém de fora. «Que estas frutas reflitam os frutos da boa convivência, da boa relação, mas também do melhor que queremos para Braga, uma cidade de serviço, dedicação, hospitalidade, acolhimento», acrescentou.

Do executivo da Câmara de Braga estiveram também Olga Pereira, Carla Sepúlveda e Altino Bessa. A Assembleia Municipal fez-se representar pela presidente, Hortense Santos. A cerimónia contou também com alguns presidentes de Junta de freguesias da cidade. A fruta que ornamentou o altar da Capela de S. Geraldo será oferecida aos pobres.