twitter

CIM Cávado aprova orçamento para 2024 superior a 8 milhões de euros

CIM Cávado aprova orçamento para 2024 superior a 8 milhões de euros
Fotografia DR

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 05 de dezembro de 2023, às 09:03

Primeiro Secretário-Executivo, Rafael Amorim, espera dar continuidade ao trabalho realizado no último ano.

A Assembleia Intermunicipal do Cávado, recentemente, em sessão plenária em Vila Verde, o Plano de Atividades e Orçamento da Comunidade Intermunicipal do Cávado para o ano de 2024. Quanto ao orçamento em si, prevê um valor global superior a 8 milhões de euros.

De acordo com uma nota de imprensa da CIM Cávado, enviada ao Diário do Minho, na sessão, que contou com a presença de 27 deputados intermunicipais, bem como da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes; o primeiro secretário-executivo, Rafael Amorim. Na Assembleia foram destacadas as várias atividades que vão marcar o exercício da CIM Cávado no próximo ano.

Como anfitriã, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde deu as boas-vindas aos integrantes da Assembleia. Na sua intervenção, Júlia Rodrigues Fernandes salientou a aposta nas suas gentes e tradições, bem como no património da região nomeadamente os Lenços dos Namorados. A autarca reforçou ainda as dificuldades na mobilidade de e para o concelho, nomeadamente da necessidade de construção da variante à EN101, um projeto considerado «estruturante« para o concelho.

Na apresentação do documento, o primeiro secretário-executivo, Rafael Amorim, destacou que este reflete a necessidade de dar continuidade ao trabalho realizado no último ano, reforçando o papel da CIM como instrumento dos municípios para o trabalho conjunto e para a definição e afirmação de uma estratégia comum. Também houve espaço para a intervenção do público, com destaque para a intervenção do presidente da ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, José Mota Alves, que abordou a importância desta instituição para o território na implementação de projetos de desenvolvimento rural.

Em relação aos números envolvidos no Plano de Atividades e Orçamento para 2024, a CIM Cávado prevê um volume global de Receitas Corrente de 8.028.529 euros; um volume global de Despesa Corrente de 7.867.000 euros. Quanto à Receita de Capital é de 56 mil 271 euros e a Despesa de Capital é de 217 mil 800 euros. No que diz respeito à proveniência das verbas, a esmagadora maioria, 70 por cento, é do Orçamento do Estado; 15 por cento da prestação dos Municípios; 13 por cento de Fundos Comunitários e um por cento de outras fontes.

De referir que Plano de Atividades prevê a realização de 33 projetos, grande parte deles enquadrados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O investimento previsto para o desenvolvimento dos projetos é de um milhão 729 mil e 120 euros. Destaque ainda para a Central de Compras CIM Cávado, através das TIC, com vantagens para os municípios envolvidos.