twitter

Biblioteca Craveiro da Silva quer incluir empresas na luta pela inclusão de pessoas com deficiência

Biblioteca Craveiro da Silva quer incluir empresas na luta pela inclusão de pessoas com deficiência
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 29 de novembro de 2023, às 15:53

A Semana "Incluir+" arrancou hoje e prolonga-se até 11 de dezembro.

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, que em parceria com 17 entidades locais organiza anualmente o programa “Incluir+”, pretende, em futuras edições, envolver mais a comunidade empresarial, aumentando assim a abrangência do principal propósito da iniciativa, que é a inclusão de pessoas com deficiência.


A vontade foi manifestada pela diretora da BLCS, hoje, à margem da abertura do evento. «Gostavamos de chamar mais a sociedade civil, nomeadamente as empresas, também para estarem mais consciencializadas para a questão da empregabilidade e também para apoiarem. Alguns já vão apoiando, mas se for numa escala maior, o apoio e a inclusão também vão  ser maiores», disse Aida Alves, acreditando que trazer os empresários para estes encontros «faz todo o sentido». Como exemplo, referiu um acordo já existente com uma cadeia de supermercados para a realização de estágios de alunos com planos individuais de trabalho. «Sempre que pudermos ajudar a uma maior aproximação é isso que vamos fazer», garantiu.


Esta manhã abriu a 8.ª edição da Semana “Incluir+”, que visa assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o Dia Internacional dos Direitos Humanos - que se assinalam a 3 e 10 de dezembro, respetivamente -, assim como promover as boas práticas das entidades no âmbito da inclusão e da deficiência e realizar ações de parceria com entidades, ajudando na promoção de uma identidade cultural inclusiva da cidade de Braga.


Segundo Aida Alves, as várias edições do evento têm permitido colher frutos, desde logo o aprofundar de conhecimentos das instituições relativamente umas às outras, algo que «está em crescendo». «Aquilo que aqui muitas vezes se tem debatido é a necessidade de eles se agruparem numa determinada ação de defesa de integração, articulando com as políticas públicas. Claro que muitas vezes saímos daqui e as pessoas voltam às suas organizações e os utentes continuam naquele dia-a-dia, mas já há uma saída para além das portas e as instituições estão a afirmar a sua identidade junto da sociedade civil, estão a chegar mais junto de nós, e isso tem sido muito interessante», vincou.

O programa da Semana "Incluir+" decorre até 11 de dezembro, contando com  dezenas de atividades, desde debates a apersentações d elivros, oficinas, performances, dança, exibição de vídeos, jogos tradicionais e Horas do Conto. O programa completo pode ser consultado aqui.