A Associação Empresarial de Braga (AEB) e o Município de Braga apresentaram hoje mais uma edição do projeto “Embrulhe, pf!”, que tem como grande objetivo o combate ao desperdício alimentar. A este projeto, que já tem tradição em Braga, e que este ano conta com a adesão de 40 restaurantes, a AEB e o Município acrescentaram, este ano, mais um projeto inovador, o ReBottle, que visa a reutilização das garrafas provenientes da restauração.
Durante a apresentação dos dois projetos, no restaurante Mostarda e Chocolate, o vereador do Ambiente, Altino Bessa adiantou que o “Embrulhe, pf!” e o “ReBottle” surgem no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 18 a 26 de novembro e este ano tem como tema central “Embalagens - Não te deixes Embrulhar!
«Braga quer mostrar que está contra o desperdício alimentar. Entendemos que é importante levar para casa a parte da refeição que não é consumida no restaurante», disse Altino Bessa.
Quanto ao projeto inovador “ReBottle”, a AEB e o Município de Braga contarão com a parceria da Associação Agir Pelo Planeta, que coloca em prática várias medidas ambientais em prol do Planeta Terra.
Será esta associação que estabelecerá a ponte com os restaurantes no sentido de proceder à recolha das garrafas de vidro utilizadas, que serão posteriormente lavadas e desinfetadas, para serem recolocadas no mercado.
Trata-se de uma alternativa à colocação dos recipientes em vidro no ecoponto, que permite a reutilização direta da garrafa.
O diretor geral da AEB, Rui Marques, adiantou hoje que no âmbito do “Embrulhe-me, pf!” serão distribuídas 20 000 embalagens aos 40 restaurantes aderentes, prevendo-se que a medida permita reduzir o desperdício de uma tonelada de comida.
«Queremos atuar de forma pedagógica junto de empresários e consumidores. No que toca aos consumidores queremos acabar com a vergonha de pedir a comida que sobrou no restaurante. Quanto aos empresários, queremos que, à boleia do Município, acabem depois por dar continuidade ao projeto ao longo do ano», afirmou.
Rui Silva, proprietário do Mostarda e Chocolate adiantou que «faz parte da política da casa precisamente incentivar os clientes a levar para casa a comida que sobra».
Números
O “Embrulhe-me, pf!” prevê a distribuição de 20 000 embalagens pelos 40 restaurantes aderentes.
O Município e a AEB consideram que a iniciativa poderá evitar o desperdício de uma tonelada de géneros alimentares.
O objetivo é que o projeto continue depois de forma independente.
Semana Europeia de Prevenção de Resíduos terá várias atividades em Braga
À semelhança do que sucedeu em anos anteriores, a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos prevê, este ano, em Braga, um programa que abarca várias componentes e áreas de atuação.
Além do “Embulhe, pf!” e do “ReBottle”, o Município de Braga irá oferecer mini pilhões e autocolantes para colocar nas caixas do correio, recusando publicidade indesejada.
Altino Bessa adiantou que irá também ser dada continuidade a outro processo já iniciado em anos anteriores, que consiste na identificação de lixeiras com a ajuda dos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Braga.
«No primeiro ano em que fizemos esta lidentificação conseguimos retirar 1300 toneladas de lixo e no ano passado retirámos 300 toneladas. Este ano os presidentes das Juntas de Freguesia já identificaram seis ou sete lixeiras, mas temos verificado que este trabalho, associado à sensibilização, tem vindo a reduzir sensivelmente o número de lixeiras em Braga», explicou.
O vereador do Ambiente adiantou que este ano, o Município de Braga dará também continuidade ao projeto “Cuidar Braga” que tem estimulado a valorização de sobrantes agrícolas e florestais (biomassa) em substituição da sua queima, indo agora às escolas para a divulgação do mesmo.
«Temos realizado este trabalho gratuito junto dos proprietários e nas escolas levámos os nossos biotrituradores para as crianças perceberem que os sobrantes podem ser utilizados para outras finalidades», afirmou, acrescentando que «também nas escolas serão realizadas sessões práticas e teóricas sobre a promoção ambiental».
Segundo Altino Bessa estão também previstos showcookings para dar a conhecer uma alimentação que aproveite os resíduos e combata ao máximo o desperdício alimentar.