A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro entregou hoje, no Posto de Turismo do Sameiro, os prémios da 5.ª edição do Concurso de Fotografia com o tema “Sameiro: Um Bonito Pôr do Sol”, que decorreu entre 1 de julho e 30 de setembro.
O primeiro prémio foi atribuído a Abílio Alexandre Araújo Oliveira, de Vila Nova de Famalicão. Carlos Júlio da Costa Teixeira recebeu o segundo prémio e José Alberto Sousa Ribeiro o terceiro prémio.
O juri atribuiu ainda quatro menções honrosas aos trabalhos de André Paulo Renato Pereira Borges, Judite Ribeiro Pedro, Selma Góren e Luís Alberto Ribeiro Oliveira.
O vencedor do concurso foi contemplado com uma estadia no Hotel do Parque do Bom Jesus do Monte com pequeno almoço, o segundo classificado recebeu um saco de viagem da empresa Modarte e o terceiro premiado uma boneca Namorar Portugal criada pela artista Amélia Gomes.
Na sessão de entrega de prémios, o presidente da Confraria do Sameiro, o cónego José Paulo Abreu agradeceu aos cerca de 30 participantes do concurso a resposta ao desafio lançado e destacou a qualidade dos trabalhos apresentados.
«O juri teve uma dificuldade imensa em encontrar os vencedores, porque alguns trabalhos aproximam-se tanto que a vontade era premiá-los todos», revelou.
José Mesquita, um dos três membros do júri, confirmou que foi difícil fazer a avaliação das imagens, dada a sua qualidade, diferentes perspetivas e abordagens do «belo e edificado do Sameiro».
Estas fotografias de vários momentos do pôr do sol no Sameiro, cada uma com diferentes cores, passam a pertencer ao espólio do santuário.
O vencedor do concurso, Abílio Oliveira, expressou «grande alegria e enorme orgulho», confessando que não estava à espera de receber o primeiro prémio, no meio de «tantos trabalhos bonitos».
«O Sameiro é um dos sítios onde mais gosto de fotografar», revelou o fotógrafo amador.
O cónego José Paulo Abreu desafiou mais fotógrafos e não só a descobrir e a valorizar as muitas belezas que o santuário do Sameiro tem para mostrar e oferecer, nas suas várias vertentes (religiosa, cultural, patrimonial, natural, lazer).
As fotografias premiadas podem ser apreciados no Posto do Turismo do Sameiro até ao dia 15 de novembro.