twitter

Confraria do Sameiro premeia vencedores de concurso de fotografia

Confraria do Sameiro premeia vencedores de concurso de fotografia galeria icon Ver Galeria
Fotografia

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 29 de outubro de 2023, às 18:56

Primeiro prémio atribuído a fotógrafo amador de Famalicão

A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro entregou hoje, no Posto de Turismo do Sameiro, os prémios da 5.ª edição do Concurso de Fotografia com o tema “Sameiro: Um Bonito Pôr do Sol”, que decorreu entre 1 de julho e 30 de setembro.

O primeiro prémio foi atribuído a Abílio Alexandre Araújo Oliveira, de Vila Nova de Famalicão. Carlos Júlio da Costa Teixeira recebeu o segundo prémio e José Alberto Sousa Ribeiro o terceiro prémio.

O juri atribuiu ainda quatro menções honrosas aos trabalhos de André Paulo Renato Pereira Borges, Judite Ribeiro Pedro, Selma Góren e Luís Alberto Ribeiro Oliveira.

O vencedor do concurso foi contemplado com uma estadia no Hotel do Parque do Bom Jesus do Monte com pequeno almoço, o segundo classificado recebeu um saco de viagem da empresa Modarte e o terceiro premiado uma boneca Namorar Portugal criada pela artista Amélia Gomes. 

Na sessão de entrega de prémios, o presidente da Confraria do Sameiro, o cónego José Paulo Abreu agradeceu aos cerca de 30 participantes do concurso a resposta ao desafio lançado e destacou a qualidade dos trabalhos apresentados.

«O juri teve uma dificuldade imensa em encontrar os vencedores, porque alguns trabalhos aproximam-se tanto que a vontade era premiá-los todos», revelou.

José Mesquita, um dos três membros do júri, confirmou que foi difícil fazer a avaliação das imagens, dada a sua qualidade, diferentes perspetivas e abordagens do «belo e edificado do Sameiro». 

Estas fotografias de vários momentos do pôr do sol no Sameiro, cada uma com diferentes cores, passam a pertencer ao espólio do santuário.

O  vencedor do concurso, Abílio Oliveira, expressou «grande alegria e enorme orgulho», confessando que não estava à espera de receber o primeiro prémio, no meio de «tantos trabalhos bonitos». 

«O Sameiro é um dos sítios onde mais gosto de fotografar», revelou o fotógrafo amador. 

O cónego José Paulo Abreu desafiou mais fotógrafos e não só a descobrir e a valorizar as muitas belezas que o santuário do Sameiro tem para mostrar e oferecer, nas suas várias vertentes (religiosa, cultural, patrimonial, natural, lazer).

As fotografias premiadas podem ser apreciados no Posto do Turismo do Sameiro até ao dia 15 de novembro.