twitter

Start Point quer ser ponto de partida para o futuro dos estudantes

Start Point quer ser ponto de partida para o futuro dos estudantes
Fotografia Inês Pedro Fernandes

Publicado em 18 de outubro de 2023, às 10:55

Uma mostra empresarial com mais de 70 empresas e 800 ofertas de emprego

A Universidade do Minho deu ontem início, no Complexo Desportivo de Gualtar, à 15ª Edição da Start Point Summit - Feira de Emprego, Empreendedorismo e Formação

Uma mostra empresarial organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho que pretende impulsionar a carreira dos estudantes e recém-formados através de várias atividades gratuitas. 

Nesta mostra empresarial estão representadas mais de 7o empresas com cerca de 800 oportunidades de emprego em várias áreas distintas. O primeiro dia ficou marcado pela sessão de abertura, que contou com  uma breve apresentação feita pela presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, e pelo Pró-Reitor da universidade, Guilherme Pereira. De seguida, foi dado início à primeira Mesa Redonda com o tema “O Direito de ser Esquecido”, que juntou a representante da AAUMinho, como moderadora, a dois oradores, o professor Bruno Fernandes e o Francisco Maia, partner InvisibleLab.

Seguiu-se o momento da divulgação das empresas, espaço em que cada marca ali presente pôde dar-se  a conhecer e deixar em aberto várias oportunidades que têm disponíveis para os estudantes e recém licenciados.

Um dos últimos momentos deste primeiro dia de Start Point foram as Speed Interviews, uma das atividades que mais atrai os  jovens por ser um momento em que se realizam simulações de entrevistas de emprego, feitas em poucos minutos, e onde são dadas as dicas mais importantes na preparação dos estudantes para estes momentos.

O dia de hoje contará também com mais uma Mesa Redonda, desta vez sobre a inteligência artificial e o futuro do emprego jovem, que terá como moderador o Diretor da Startup Braga,  Luís Rogridues, acompanhado pelo orador  Rui Pinheiro da divisão de desenvolvimento económico da Câmara de Guimarães e o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Rui Oliveira.

Este será ainda o dia de juntar os antigos com os novo estudantes, no Mentoring Point, de forma a  partilhar vivências e passar ensinamentos de uma geração para a outra e também com o propósito de manter ligações com quem já pertenceu àquela academia.

Em jeito de encerramento de mais uma edição de Start Point Summit, estará presente o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude para discursar nesta que é já uma atividade de referência para a cidade de Braga.