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AGERE é «exemplo de excelência» ao nível da gestão municipal

AGERE é «exemplo de excelência» ao nível da gestão municipal
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 18 de outubro de 2023, às 19:05

Empresa lembra a estratégia de gestão rigorosa dos últimos anos.

a  distinção com o selo de qualidade de água exemplar para consumo humano atribuído pelo décimo ano consecutivo pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e de Resíduos (ERSAR) aliada ao facto de Braga, de acordo com o estudo realizado pela DECO, continuar a ser a capital de distrito com os serviços de água, saneamento e resíduos mais acessíveis em Portugal, é, para a AGERE,uma prova do «comprometimento em fornecer serviços de excelente qualidade sem comprometer a acessibilidade financeira aos mesmos».


Em comunicado, a empresa lembra que, nos ultimos anos, tem vindo a implementar «uma estratégia de gestão rigorosa, baseada na otimização e utilização eficiente dos seus recursos, na redução dos custos de aquisição e de financiamentos e na adaptação dos seus processos e procedimentos internos». Esta estratégia, acrescenta, «tem como objetivo o de colocar a empresa num patamar de excelência em todas as suas áreas de atuação: elevada qualidade da água distribuída, tratamento e manutenção das redes de águas residuais, recolha eficaz de resíduos e da limpeza urbana, e os melhores cuidados com os animais que acolhe».


Apesar dos «elevados investimentos realizados e previstos, com destaque para os que serão realizados na construção da ETAR do ESTE e na implementação da recolha seletiva de Biorresíduos em todo o concelho», a AGERE garante continuar «comprometida em fornecer serviços de excelente qualidade sem comprometer a acessibilidade financeira aos mesmos». «Prova disso é a distinção com o selo de qualidade de água exemplar para consumo humano atribuído pelo décimo ano consecutivo», considera.


Em comunicado, a enoresa rassalva ainda que, «como resultados dos ganhos de eficiência dos últimos anos, a AGERE procurou sempre reduzir a diferença entre os preços reais do custo dos seus serviços e os valores que são cobrados aos consumidores, através da manutenção das tarifas e preços dos serviços de água, saneamento e resíduos no concelho, para todos os utilizadores, domésticos e não domésticos». Segundo a empresa, «esta medida traduz-se numa consolidação da evolução do referido tarifário, refletindo um ganho real acumulado nas faturas de todos os bracarenses de 20,9% nos últimos oito anos, o que adquire uma relevância especial face ao atual contexto de inflação». 


Ao nível interno, permitiu também «atualizar a tabela remuneratória constante do Acordo de Empresa, renegociado com os sindicatos outorgantes em maio de 2023, garantindo um aumento significativamente superior ao da inflação».
Paralelamente, a empresa diz-se focada «numa gestão comprometida com práticas sustentáveis, preservando o meio ambiente».


A AGERE lembra também que, pelo sexto ano consecutivo, foi classificada como a Empresa Municipal Portuguesa com melhor resultado económico, num universo de 137 empresas.